Home > Notícias

Usuário do Vista será penalizado na hora de comprar o Windows 7

A Microsoft abandonou a versão de atualização, mais barata, e irá vender apenas versão completa do novo sistema operacional.

Nando Rodrigues, da PC World

20/10/2009 às 15h48

Foto:

Atualizada em 21/10, às 19h07

Quem for comprar o Windows 7 a partir de quinta-feira (21/10) irá se deparar com apenas quatro opções do sistema operacional, todas em versão Full Package Product (FPP), informa a Microsoft. Na prática, isso quer dizer que usuários do Vista no Brasil não terão qualquer benefício financeiro para migrar para a nova versão do sistema operacional e terão de desembolsar o mesmo valor que aqueles que decidiram não adotar o sistema lançado em 2007. Nos Estados Unidos, porém, a versão de atualização está mantida.

O gerente de produtos Windows de consumo da Microsoft Brasil, Ricardo Wagner, informou por intermédio de sua assessoria de empresa que a versão de atualização (upgrade) do sistema operacional não está mais disponível e que a versão full foi posicionada “no mesmo patamar de preços da versão descontinuada”, decisão esta tomada na época do lançamento do Windows Vista.

Leia também:
>> Especial Windows 7: tudo sobre o novo sistema operacional da Microsoft
>> Camelôs vendem Windows 7 a 10 reais no centro de São Paulo
>> Sete prerrequisitos para instalar o Windows 7
>> Quem usa o XP vai pagar caro para migrar para o Windows 7
>> Windows 7: as dez melhores coisas que existem nele

Entretanto, quando o Vista foi lançado, a Microsoft oferecia as duas versões, com preços diferenciados. Dessa forma, o usuário que já usava o Windows XP e quisesse migrar para o Vista podia fazer isso pagando menos por uma versão de atualização. Esta era a política que a Microsoft sempre adotou, inclusive como forma de estimular a adoção de novas versões do software por parte de usuários de versões anteriores do Windows.

Com o fim do benefício, usuários que investiram no Vista serão penalizados já que terão de pagar o mesmo valor pelo Windows 7 que aquele usuário que resolveu permanecer fiel ao Windows XP.

No Brasil, o Windows 7 (32-bit e 64-bit) será vendido nas versões Home Basic Full; Home Premium Full; Professional; e Ultimate, com preços que vão desde 329 reais a 669 reais. Para comparar, nos Estados Unidos, a versão Home Basic Full sair por 199 dólares (cerca de 350 reais) e cai para 99,99 dólares (pouco mais de 170 reais) no caso da atualização. Já a versão mais recente do sistema operacional da Apple, o Mac OS X Snow Leopard custa 79 reais e é vendida em versão única.

Em entrevista ao IDG Now! no início do mês, o diretor do grupo de consumo e online da Microsoft Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira afirmou que, para o consumidor final, o melhor negócio é comprar um PC novo com o Windows 7 instalado em vez de fazer a atualização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail