Home > Notícias

Usuários de Android são os que mais consomem dados

Estudo de empresa britânica atesta que, embora o tráfego na Internet móvel venha aumentando, tempo de conversação permanece o mesmo

PC World/US

09/12/2010 às 14h53

Foto:

Os usuários de smartphones com Android consomem muito mais dados do que aqueles que utilizam outras plataformas móveis, diz estudo da Arieso, empresa britânica de software.

Mais do que isso, quem usa o sistema da Google gasta duas vezes mais do que os usuários de iPhone, considerando tempo de conversação e de conexão à internet, e megabytes enviados e recebidos.

Por exemplo, os que possuem o Samsung Galaxy enviam 126% mais dados do que os clientes do iPhone 3G, enquanto que os consumidores com HTC Desire baixam 41% mais arquivos.

Chamada de voz
Por mais que não sejam tão aficionados quanto os usuários Android, os detentores do iPhone 4 também gastam mais dados do que aqueles que possuem iPhone 3G; eles baixam 41% mais arquivos e passam 67% mais tempo na Internet.

O que mais surpreendeu os pesquisadores, no entanto, foi que o tempo de conversação continuou o mesmo. Para a Arieso, isso prova que os “clientes da nova geração de smartphones usam seus dispositivos mais para consumir dados do que para fazer ligações telefônicas”.

“O número de usuários com smartphones tem aumentado, assim como o apetite por mais dados”, disse Michael Flanagan, CTO. “Desde o lançamento do iPhone 3G, temos visto a chegada de muitos celulares populares, que oferecem aplicativos e serviços diferenciados. Essa tendência deve se manter”.

Problemas
Segundo previsão do instituto IDC, falta pouco para a quantidade de smartphones superar a de computadores. E é claro que, com mais desses dispositivos, o tráfego de dados também aumenta, e quem sofre são as redes de Internet móvel.

Não obstante, com o crescimento do Android, as mudanças deverão ser sentidas o quanto antes. Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema já é o terceiro mais usado, dominando 23,5% do mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail