Home > Notícias

Usuários do Facebook são enganados com vídeo “mais sexy do mundo”

Material tenta fazer usuário instalar programa que traz aplicativo para postar o vídeo automaticamente no perfil do internauta.

IDG News Service

17/05/2010 às 12h06

Foto:

Usuários do Facebook têm sido alvos de um vídeo falso que se apresenta como o mais sexy de todos os tempos, como se tivesse sido postado na página de amigos no Facebook. Mas o material é um adware  - programa nocivo que se instala na máquina para enviar mensagens publicitárias, afirma a  companhia de segurança Sophos.

A mensagem com o vídeo diz "Este é sem dúvida o vídeo mais sexy de todos!: P: P: P. Candid Camera Prank [HQ] Duração: 3:17", e destaca uma mulher em uma bicicleta ergométrica vestindo uma saia curta.

 Ao clicarem no vídeo, no entanto, os usuários são avisados de que não é possível vê-lo sem que seja instalado um software. Ao realizar o download, ao invés de um software, os usuários instalarão um adware no PC.

 "Não é só um adware que está sendo instalado no seu computador, mas um aplicativo que posta o vídeo no Facebook do usuário, tornando-o disponível para todos os amigos dele. Assim, não é nenhuma surpresa que outras pessoas cliquem para assistir, já que, para todos os efeitos, você é a pessoa que enviou ", alertou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos.

 Cluley recomendou aos usuários da web para não clicar no link, e recomendou a quem foi atacado realizar uma averiguação no computador com o uso de um anti-vírus,  mudar as senhas e remover o vídeo do seu perfil.

 "Os usuários de redes sociais precisam aprender a não cair apenas em ameaças simples como esta, mas também devem estar preparados, no futuro, para se precaver também de infecções mais complexas”, afirma Cluley. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail