Home > Notícias

Usuários do Google Nexus S sofrem com bugs

Aparelho que é a vitrine do sistema operacional Android é afetado por reboots aleatórios e perdas inexplicáveis do sinal de telefonia

Rafael Rigues, PC World Brasil

15/02/2011 às 22h50

Foto:

Não é só a Apple que tem problemas com seus smartphones. Reboots inesperados, mensagens SMS enviadas para o destinatário errado e perda inexplicável do sinal da rede de telefonia são apenas alguns dos problemas que vem sendo enfrentados pelos proprietários do Nexus S, o mais novo smartphone da Google.

Lançado em 16 de dezembro nos EUA, o aparelho foi desenvolvido pela Samsung para ser a vitrine do sistema operacional Android, e é o único atualmente no mercado equipado com a versão 2.3 (“Gingerbread”). Mas desde o início das vendas os usuários vem reclamando de problemas estranhos.

nexuss-360px.jpg
Nexus S: vitrine para o Android 2.3 "Gingerbread"

O mais recente a vir à tona é a perda inesperada do sinal de telefonia, mesmo em locais com sinal forte. Com isso o aparelho fica “offline” e não consegue fazer e receber chamadas, enviar mensagens ou se conectar à internet usando a rede 3G da operadora.

O primeiro relato foi postado no Google Mobile Help Forum no dia 7 de janeiro. Rapidamente outros se acumularam, envolvendo usuários de vários países (entre eles Rússia, EUA, Estônia, Hungria, Reino Unido, México, Suécia e Brasil) e várias operadoras de telefonia. Isso deu força à teoria de que o problema acontece por causa de um bug no “baseband firmware”, software responsável por gerenciar a comunicação entre o aparelho e a rede de telefonia celular

O bug

Combinando quase 170 relatos, os usuários determinaram que quando um Nexus S fica por um determinado período de tempo (estimado em cinco minutos) em uma área sem sinal (como uma garagem subterrânea ou estação de metrô) o baseband sofre um “crash” e deixa de operar corretamente.

Entretanto, há vários casos de "crash" sem que haja a perda real de sinal. Mesmo "parado" (sobre uma mesa, por exemplo), o aparelho deixa de reconhecer a rede da operadora e fica offline. Depois de 5 minutos ocorre o "crash", do qual ele não consegue se recuperar sozinho.

De qualquer forma, o resultado é que o smartphone se torna incapaz de encontrar e se conectar a redes de telefonia, mesmo após voltar a um local com sinal. Na maioria dos casos é necessário reiniciar o aparelho para que o funcionamento correto seja restabelecido, embora haja relatos de casos em que basta ativar o “modo avião” (que desliga a comunicação com redes móveis) e desativá-lo após um minuto.

Durante quase um mês e meio o Google manteve os usuários no escuro, sem se pronunciar sobre a questão. A situação só mudou na tarde desta terça-feira (15/02): após publicar uma nota sobre o problema, o popular site de tecnologia Engadget recebeu um curto comunicado da empresa, que afirma que “todos os problemas descritos foram resolvidos, e serão corrigidos com uma atualização OTA (Over The Air, via 3G ou Wi-Fi) que será distribuída em breve”.

Uma solução

Até lá, há uma forma de contornar o bug. O usuário deve instalar o utilitário gratuito NoBars Battery Saver, que coloca o smartphone no “modo avião” automaticamente quando não há sinal da rede de telefonia. A idéia é configurá-lo para fazer isso antes do limite de 5 minutos, evitando o crash do baseband.

Para isso, abra o NoBars e em sua tela de configuração defina “Signal Search Timeout” (por quanto tempo o aplicativo deve procurar sinal depois dele desaparecer) em “30 seconds” e “Airplane mode timeout” (depois de quanto tempo no modo avião o aplicativo deve voltar a procurar uma rede) para 10 minutos.

Com isso, quando o sinal sumir o NoBars irá quase que imediatamente colocar o smartphone no modo avião. Depois de 10 minutos, irá desativar este modo e procurar uma rede. Se encontrá-la a conexão será restabelecida. Se não o aparelho volta a entrar em modo avião por mais 10 minutos.

Testamos esta dica em um Nexus S afetado pelo problema, conectado à rede da operadora Oi em São Paulo, e ela funciona bem.

Mais bugs

Estes não são os primeiros bugs encontrados pelos usuários do Nexus S. No final de janeiro a Google lançou uma atualização do sistema operacional (versão 2.3.2) que corrigia um bug que causava o envio de mensagens SMS para um destinatário diferente do selecionado. 

Usuários também reclamam de “reboots” aleatórios, às vezes durante uma ligação ou ao retornar para a tela inicial. A Google reconheceu este problema e prometeu, também no final de janeiro, uma atualização “nas próximas semanas”. Entretanto, ela ainda não está disponível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail