Home > Notícias

Usuários do preview do Windows 8.1 terão de reinstalar seus apps

Apps “modernos” e para o desktop terão de ser reinstalados numa eventual migração do beta para a versão final do Windows 8.1. Arquivos pessoais do usuário não serão afetados.

Mark Hachman, PCWorld EUA

06/06/2013 às 16h06

Foto:

A partir de 26 de Junho os usuários do Windows 8 poderão baixar uma versão beta, ou “preview” do Windows 8.1 usando a Windows Store. Mas executivos da Microsoft confirmam que, num eventual upgrade para a versão final da atualização, haverá uma “pegadinha”: os usuários terão de reinstalar todos os seus apps.

Usuários do Windows RT terão de reinstalar todos os apps “modernos” que tenham adicionado ao sistema. Já os usuários do Windows 8 terão de reinstalar também todos os apps tradicionais para o desktop, um enorme incômodo para quem tem um sistema “carregado”, de acordo com a ZDNet, que divulgou a informação.

Mas isso se aplica apenas ao beta. O usuário comum que ignorá-lo e fizer o upgrade apenas para a versão final da atualização não terá de reinstalar nenhum app sequer, como confirmado por executivos da Microsoft. Os dados do usuário (como arquivos pessoais) serão preservados durante a instalação do beta, e também da versão final. Apenas os apps serão afetados. O preview do Windows 8.1 é voltado a entusiastas e profissionais de TI.

Em teoria os usuários teriam a opção de configurar o PC para “dual-boot”, testando a nova versão em um ambiente isolado do sistema operacional principal onde apenas um número pequeno de apps está instalado. Mas a atualização não é uma versão “standalone” do sistema operacional, portanto não pode ser instalada por si só em uma partição separada no HD.

A melhor solução, para quem quer experimentar o beta mas não quer arriscar seus apps, é instalar uma cópia do Windows 8 em uma máquina virtual e aplicar a atualização a esta máquina. Assim o sistema operacional principal não será afetado. 

A ZDNet informa que a Microsoft não pretende esconder nada dos usuários: eles serão notificados via Windows Update da disponibilidade do preview do Windows 8.1 e, visitando a Windows Store, poderão ler a descrição da atualização (onde serão avisados da eventual necessidade de reinstalar os apps) e decidir se querem ou não prosseguir com a instalação.

A Microsoft lançou recentemente um vídeo que mostra algumas das novidades que estarão presentes no preview do Windows 8.1. Muitas das mudanças são cosméticas, como a capacidade de compartilhar o mesmo papel de parede entre a tela Iniciar e o desktop.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail