Home > Notícias

Usuários do Snow Leopard enfrentam problemas com fontes

Fontes PostScript Type 1 são incompatíveis com programas como Keynote e QuarkXPress no Snow Leopard. Fórum de discussão no site da Apple tem mais de 8.000 visitas sobre o assunto

Macworld/EUA

05/10/2009 às 11h34

Foto:

Depois da instalação do Snow Leopard, um tópico de ajuda no fórum da Apple foi aberto sobre um problema que afeta inúmeros usuários. Trata-se do espaçamento incorreto de caracteres em documentos de programas como o Keynote e QuarkXPress. O tema no fórum da Apple já teve mais de 8.000 visitas, com quase 140 comentários.

O gerente de produtos QuarkXPress, Dan Logan, postou uma mensagem no fórum da Quark, sugerindo como causa do problema uma API (interface de programação de aplicativos, da sigla em inglês) do Mac OS usada para ler as métricas das fontes. Segundo ele, as fontes Type 1 usadas na criação de documentos no Tiger ou Leopard são afetadas na hora de abrir arquivos no Snow Leopard.

O problema das fontes no Snow Leopard aparentemente resulta da forma como o sistema opercaional lida com as fontes. Uma página na internet chamada de Gerenciamento de Fontes no Mac OS X destaca que o Snow Leopard não suporta fontes PostScript Type 1 – com exceção das usadas em aplicativos da própria Apple. A Apple parece querer substituir o uso das fontes .dfont no Snow Leopard pelas OpenType TrueType (.ttf ou .ttc).

snow300

Snow Leopard: problemas com fontes antigas

Até o momento, a Apple não se manifestou sobre o assunto, no entanto, uma mensagem postada em seu fórum de discussão traz uma citação vinda do departamento de engenharia que diz o seguinte:

Os tipos de fontes suportados no 10.6, bem como no 10.5, não mudaram. O sistema teve apenas uma alteração na programação de como lida com as fontes, mas o mesmo não deve ser notado pelos usuários... É possível que o problema tenha sido identificado somente agora no Mac OS X 10.6, mas o mesmo já poderia existir. Se a Quark acredita ter encontrado a causa do problema, deverá reportá-la para a Apple analisar o problema.

As fontes PostScript estão cada vez sendo menos utilizadas. A comunidade que trabalha com design gráfico já não a usa faz tempo. Anime-se caso você tenha poucos documentos que utilizam essas fontes, pois o problema não deverá ser resolvido o mais breve possível.

Usuários de Mac com o Snow Leopard devem evitar o uso de  qualquer fonte PostScript, principalmente no antigo formato Type 1.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail