Home > Notícias

Usuários do XP terão atualização específica para o Windows 7

Um dia depois de revelar 6 versões do Windows 7, empresa confirma que terá licença especial para quem ainda usa o Windows XP.

Redação do Computerworld / EUA

04/02/2009 às 16h21

Foto:

Um dia depois de revelar as seis versões do Windows 7, a Microsoft confirmou ontem, quarta-feira (04/02), que oferecerá "atualizações" para o novo sistema operacional aos usuários que ainda rodam o Windows XP.

Esses usuários, porém, terão que fazer uma instalação "limpa" do Windows 7, o que significa que todos os dados da máquina não serão preservados nativamente - será necessário fazer backup.

Tudo sobre o Windows 7
> 10 dicas sobre o beta do Windows 7
> Confira o preview do Windows 7
> Windows 7 vaza na internet
> Os 5 pilares do Windows 7
> 8 questões sobre o Windows 7
> Fotos: veja os novos recursos do Windows 7
> Bill Gates mostra Touch Wall
> A evolução do multi-touch

"A respeito do XP, clientes podem comprar mídias e licenças de atualização para sair do Windows XP e ir ao Windows 7", confirmou a companhia em e-mail. "No entanto, será necessário fazer uma reinstalação completa".

David Smith, analista do Gartner, interpretou o termo "atualização" na descrição da Microsoft como um desconto oferecido pela companhia àqueles que já contam com uma licença do Windows XP. A Microsoft, porém, não confirma os preços praticados nem para o upgrade nem para as versões completas do Windows 7.

Normalmente, a atualização de um sistema operacional permite que os usuários escolham entre uma instalação que preserva os dados na migração ou uma que instala o sistema do zero dentro da máquina.

No lançamento do Windows Vista, em janeiro de 2007, por exemplo, usuários do Windows XP podiam escolher qual das instalações eles preferiam.

Smith aplaudiu a iniciativa da Microsoft de não oferecer uma atualização que preservava aplicativos e dados. "Elas já são difíceis de uma versão para outra. De duas versões para frente, seria muito mais desafiador, tecnicamente".

A Microsoft vem acelerando os prazos que envolvem o Windows 7. Duas semanas após lançar o primeiro beta do novo sistema, o chefe de desenvolvimento da companhia, Steven Sinofsky, afirmou que o Windows 7 terá apenas mais uma versão de testes, possivelmente um Release Candidate, antes do lançamento.

A Microsoft relevou que está trabalhando em maneiras de ajudar usuários do Windows XP a fazer a mudança, mas não foi mais específica. "A Microsoft planeja oferecer outras ferramentas e maneiras de ajudar pessoas a passarem pelo processo, mas não temos detalhes completos sobre isto agora", afirmou uma porta-voz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail