Home > Notícias

Usuários do YouTube podem comprar conteúdos relacionados a vídeos

Site permite que usuários comprem músicas, filmes e ingressos de shows associados a conteúdos dos vídeos exibidos.

The Industry Standard/EUA

08/10/2008 às 12h08

Foto:

O YouTube anunciou um novo modelo de monetização para a sua plataforma, que oferecerá aos usuários do site a oportunidade de comprar músicas, filmes, seriados e até ingressos de shows associados ao conteúdo dos vídeos assistidos.

Quando o usuário clicar em um dos botões apresentados, será levado a sites como a Amazon.com ou a loja iTunes, que vendem o produto referenciado. O YouTube será comissionado pelas vendas finalizadas.

Inicialmente, o YouTube fechou acordos com os selos EMI e Universal para música, e para jogos da Electronic Arts, mas planeja ampliar os contratos para acrescentar filmes  e programas de TV.

No futuro, o plano é ir além da oferta de conteúdo e oferecer itens variados. Por exemplo, um vídeo sobre como cuidar da casa pode ter anúncios de produtos como um cortador de grama ou outro eletrodoméstico qualquer.

Por enquanto, o canal de vendas está disponível apenas nos Estados Unidos, mas há planos de expandi-lo para outros países.

O modelo “clique para comprar” é uma tentativa de tornar o popular serviço lucrativo, com o desafio de lidar com uma audiência que não está disposta a ter sua experiência de vídeo interrompida por anúncios e intervalos comerciais.

A receita do site deve chegar a 200 milhões de dólares neste ano, número considerado tímido pelas analistas, já que o site tem mais de 100 milhões de usuários mensais só nos Estados Unidos.

O Google comprou o YouTube por 1,76 bilhão de dólares, há dois anos. O chairman do Google, Eric Schmidt, vem prometendo que a plataforma se tornará lucrativa quando a formula publicitária certa para ele for encontrada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail