Home > Dicas

Utilitário gratuito dá uma ajuda e tanto para o firewall do Windows 7

Mesmo mais seguro que as versões anteriores, o novo Windows ainda precisa de um reforço quando o assunto é acesso à web.

Preston Gralla, da PC World/EUA

08/10/2009 às 18h50

win7_firewall_control_150.jpg
Foto:

Que a Microsoft trabalhou duro para aprimorar a segurança do Windows, ninguém duvida. Isso foi feito para o Vista e reforçada no Windows 7, que chega às lojas no próximo dia 22/10. Mas isso não quer dizer que os usuários estão livres das ameaças que circulam por aí, muito menos de ataques de crackers ávidos por colocar as mãos em seus dados pessoais e até mesmo controlar seu computador remotamente para os fins mais nefastos.

Mesmo aqueles com conhecimento suficiente da plataforma sabem que está é uma batalha ingrata. Um aplicativo gratuitos, o Windows 7 Firewall Control Free pode ser uma ajuda e tanto. Ainda mais para quem está pensando em migrar para o novo sistema operacional da Microsoft.

Leia também: 
>> Clique aqui para um passo a passo de como instalar o Windows 7
>> Especial Infocenter Windows 7: tudo sobre o novo sistema operacional

Esse utilitário irá ajudá-lo a fazer com que o firewall do Windows bloqueie o acesso à web por aplicações especificadas e ainda definir de que modo as conexões com a internet poderão ser feitas.

win7_firewall_control_tela.jpg

Filtros de saída desse tipo são importantes no caso de o PC ser infectado com um cavalo de troia ou praga similar, ameaças que realizam conexões web sem o conhecimento do usuário, permitindo o controle remoto do computador de forma não autorizada. Há pragas, por exemplo, capazes de transformar o PC em um robô para o envio de spam.

Com o Windows 7 Firewall Control Free sendo executado, toda vez que uma aplicação tentar acessar a internet, uma janela será mostrada, exibindo o nome do aplicativo, seu desenvolvedor (e outras informações similares), bem como sua localização do disco e nome físico do arquivo que o armazena.

O usuário pode, então, autorizar ou proibir que tal conexão seja realizada – seja temporariamente, seja de forma definitiva. Caso não tenha conhecimento suficiente para definir se a solicitação provém de um malware ou de uma aplicação segura, é possível buscar na web informações a respeito do aplicativo em questão. Um endereço conveniente para isso é o www.processlibrary.com.

Sem esse freebie, é praticamente impossível ao usuário do Windows 7 obter tal nível de controle sobre o uso da web pelos aplicativos instalados no computador; o usuário terá de confiar nas decisões que o firewall do Windows oferece. Na grande maioria das vezes, tais decisões são acertadas; contudo, caso confie mais em suas próprias escolhas, achará o Windows 7 Firewall Control Free muito útil.

Tenha cuidado com a resposta padrão, dado que o controle é muito agressivo com relação ao modo como o firewall do Windows bloqueia tantos as conexões web de saída quanto de entrada. Não será possível, por exemplo, acessar à web usando o Internet Explorer até que se diga ao utilitário que permita tal conexão. E isso não é restrito apenas ao IE; o mesmo se aplica a qualquer outro browser que se tenha instalado. Mas a autorização só precisa ser dada uma vez.

Ah! Sugerimos também desabilitar o aviso sonoro que é emitido quando uma tentativa de acesso é bloqueada; além de alto e incômodo, lembra um bebê gritando.

O utilitário está disponível em versões 32-bit e 64-bit; escolha a que for adequada ao seu sistema. Existe ainda uma versão paga do software e que oferece funcionalidades adicionais. Mas a versão gratuita já será suficiente para a maior parte dos usuários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail