Home > Dicas

Utilize os scripts do Greasemonkey no Chrome, Safari e Internet Explorer

Este add-on para Firefox permite que você personalize websites e navegue como quiser. Saiba como utilizar este programa em outros browsers.

Patrick Miller, PC World/EUA

14/12/2009 às 15h51

greasemonkey-150.jpg
Foto:

greasemonkey-150.jpgSe estiver conectado no Facebook ou Twitter, o add-on Greasemonkey pode facilitar sua vida; caso esteja usando o Firefox.

Mas como os scripts do programa foram criados com base no JavaScript, é possível com alguns ajustes usar o add-on em outros navegadores.

Para começar, baixe e instale o plug-in do Greasemonkey.

Leia também:
> Como salvar as configurações e perfis do seu navegador preferido
> Google incrementa ferramentas para desenvolvedores do navegador Chrome
> Primeiro browser comercial está fazendo 15 anos; confira a história
> Faça backup e recupere depois as configurações e favoritos do Firefox

Internet Explorer

Para quem usa o navegador da Microsoft e deseja ter as funcionalidades do Greasemonkey, uma boa opção é o plug-in Trixie – baixe e instale o utilitário, que irá aparecer em sua barra de ferramentas.

ietrixie.jpg

Você pode usar os scripts feitos para o Trixie ou então acessar o depósito de scripts do Greasemonkey (userscripts.org) e testá-los – muitos possuem compatibilidade com o Trixie.

Se estiver usando o IE 7, talvez seja melhor usar o IE7Pro, que oferece suporte similar. Embora alguns scripts do Greasemonkey funcionem no IE7Pro, a compatibilidade não é garantida. Alguns aspectos do IE7Pro irão funcionar no IE 8, mas ainda não foram completamente implementados.

Google Chrome

Até pouco tempo atrás, o suporte do Google Chrome para scripts de usuários estava disponível apenas para desenvolvedores, além disso, o suporte era escasso. Mas agora para habilitar a função é simples: basta acessar a página Google Chrome Extensions e baixar o Google Chrome Beta.

chromeextensions.jpg

Acesse o Extensions através da barra de ferramentas do Chrome

Os itens suportados pelo Google são abundantes na página do Extensions, mas muitos dos scripts do Greasemonley (do site Userscripts.org) também irão funcionar no Chrome.

Apple Safari

A Apple ainda não incluiu nenhum suporte oficial para scripts criados por usuários, para Safari no Windows ou no Mac, mas o Mac Safari pode usar uma combinação de SIMBL e GreaseKit para obter os scripts padrões do Greasemonkey.

Os usuários do Mac Safari também podem tirar proveito dos plug-ins e AppleScripts disponíveis no Pimp My Safari.

Infelizmente, não há combinações SIMBL/GreaseKit equivalentes para usuários do Windows Safari, então provavelmente neste caso seja melhor optar por usar o Firefox ou o Chrome.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail