Home > Dicas

Vai comprar uma HDTV? Entenda primeiro o que é taxa de atualização

Na hora da compra, o vendedor oferece um televisor com 120 Hertz e outro com 240 Hertz. Qual a importância disso? Entenda as diferenças.

René Ribeiro, da PC WORLD

16/11/2009 às 16h31

monitor-fast-150.jpg
Foto:

monitor-fast-150.jpgA TV ou monitor de computador formam as imagens na tela com base na frequência horizontal. Esse é o tempo que uma tela leva para ser "desenhada" ou renovada. Um monitor ou HDTV que tenha a frequência horizontal de 60 Hertz tem a capacidade de renovar a tela 60 vezes por segundo.

Para imagens estáticas, isso não importa muito, mas para uma TV, principalmente em cenas de filmes de ação e esportes, a frequência horizontal (também chamada de taxa de atualização) faz a diferença na nitidez.

Portanto, quanto maior essa frequência, melhor será a definição dos vídeos, proporcionando maior realismo para nossa visão. Entretanto, é preciso lembrar que filmes são feitos a 60 quadros por segundo. Portanto, ao assistir um filme na qualidade de DVD (480 linhas) em uma HDTV ou monitor de 120 Hertz, é muito provável que você não note diferença.

A diferença só começa a aparecer em filmes de alta definição, como o o formato Blu-ray, que utiliza 1080 linhas. No Brasil ,já existem TVs de LCD que trabalham a 240 Hertz. O fato é que, para perceber a diferença entre um vídeo em alta definição em uma TV com 120 Hertz e outra com 240 Hertz, é necessário "fazer muita força".

Portanto, se a diferença de preço entre os modelos com diferente frequência for muito grande, pode  optar por um modelo de 120 Hertz. Você vai aproveitar bem os filmes em alta definição e, mais que isso, economizar. O melhor é deixar a tecnologia de 240 Hertz tornar-se mais barata, antes de adquirir um modelo desse tipo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail