Home > Dicas

Vai viajar? Saiba acessar seu computador remotamente via iPad

Selecionamos e testamos quatro apps de acesso remoto, para que você possa pegar aquele arquivo importante na máquina de casa ou do escritório; saiba qual é o melhor

Macworld / EUA

30/06/2011 às 13h04

Foto:

Apesar de ter ótimos aplicativos, o iPad ainda está longe de substituir completamente um desktop. Mas isso não significa que você não possa deixar seu notebook no escritório e viajar mais leve. Desde que tenha uma conexão de Internet suficientemente estável, seu iPad pode controlar seu computador a partir de qualquer lugar.

Há muitas opções de apps e serviços para desktop ou notebook remoto na App Store. Testamos quatros dos principais deles – Citrix GoToMyPC, LogMeIn Ignition, Splashtop Remote Desktop e Wyse PocketCloud Pro – para saber qual entrega a melhor combinação de controle, desempenho e conveniência. Veja abaixo o que descobrimos.

Citrix GoToMyPC
Um dos pioneiros do gênero, esse app oferece uma variedade de níveis de serviços, do básico para o usuário final, até contas corporativas, com segurança avançada e recursos de administrador. A opção básica começa em 99 dólares por ano, e todos os planos incluem o aplicativo para iPad.

O menu deslizante no topo da tela oferece botões óbvios e bem sinalizados que permitem que você facilmente desconecte-se do hospedeiro remoto, acesse um teclado, mude para setas (para mover seu cursor de modo mais preciso em um texto) ou abra o painel de preferências. Além disso, todos os planos também incluem impressão remota e transferência de arquivos. O produto também suporta gestos multitouch, como qualquer bom aplicativo para iPad deveria.

ipadpc01.jpg

App apresenta barras de ferramentas de acesso simples

Nos testes, o GoToMyPC funcionou bem no tablet, apesar de certamente não ter sido o mais rápido dos aplicativos testados para esta reportagem. Ele se conectou rapidamente e renderizou a tela de forma razoavelmente suave em uma conexão estável. O aplicativo também fornece algumas úteis medidas de segurança – como exigir uma senha separada para a máquina host que é diferente do código do usuário principal – que o diferencia dos rivais. Esses métodos podem ser úteis em evitar invasões, caso seu iPad caia em mãos erradas.

Mas, de forma geral, em um mercado competitivo com a maioria dos apps trazendo preços entre zero e 30 dólares, o GoToMyPC é uma opção cara. Se segurança é a sua principal consideração, a merecida reputação de confiabilidade e proteção do programa pode justificar o valor elevado. Mas, com certeza, vale a pena testar as alternativas mais baratas antes de assinar um contrato anual.

Wyse PocketCloud Pro
Se você está procurando um aplicativo barato para controle remoto de desktop corporativo, que possua muitas opções versáteis de conexão, o Wyse Pro é uma das melhores opções que irá encontrar. Um recurso particularmente impressionante é o suporte do app para
múltiplas conexões, que permite o acesso de administradores de sistema
em mais de uma máquina de uma vez (função não disponível na versão gratuira. Mas, apesar de sair muito bem em aparelhos Android, esse app, que custa 15 dólares, apresentou alguns pequenos problemas de renderização.

O aplicativo suporta acesso automática por meio de contas do Gmail, além de VNC, protocolo RDP7 da Microsoft e o VMware Viewer. Assim você pode configurar uma conexão para o seu PC ou Mac em menos de um minuto, uma vez que tiver baixado o programa.

ipadpc02.jpg

O cursor do Wyse Pro traz várias opções de menu para sua tela

Splashtop Remote Desktop
Cotadoa  5 dólares, esse é o aplicativo mais barato do nosso teste (não contando a versão gratuita do Wyse PocketCloud). O app traz funções como VNC e Google Internet Discovery (um pouco como o Wyse), e possui a interface mais simples de todos os avaliados.

Ao contrário dos outros apps testados, o Splashtop ajusta o tamanho do desktop da máquina host para caber na tela do iPad, uma abordagem que pode fazer a tela ficar com um visual muito ruim no desktop, mas que usa o display do tablet de modo mais eficiente. Ele enche toda a área de visão do iPad e deixa apenas um controle lateral visível durante todo o tempo: um pequeno botão de teclado que você pode tocar para trazer o teclado virtual.

Pelo seu preço e simplicidade, o Splashtop é um concorrente valioso nesse conjunto de apps, mas seus lentos redesenhos de tela e ocasionais perdas de conexão tornou-o menos atraente do que seus rivais mais caros.

LogMeIn Ignition
Esse app de 30 dólares foi o mais rápido de todos os testados. E o mais caro como compra isolada – apesar de ainda ser mais barato comprá-lo do que pagar a taxa anual do GoToMyPC.

O LogMeIn Ignition permite instalar o software host em qualquer PC ou Mac para que você possa se conectar com a máquina que precisar quando necessário, seja em casa ou no trabalho.

O programa também funciona com o serviço LogMeIn Pro, que custa 70 dólares por ano, e adiciona recursos como impressão remota, compartilhamento de arquivos, compartilhamento de tela e outras ferramentas premium. Em outras palavras, combinado com sua taxa anual, o LogMeIn oferece basicamente os mesmos recursos do GoToMyPC, mas com uma assinatura mais barata e com acesso maior sem custo adicional.

A interface do programa é a mais moderna de todas, e se essa inovação vale a pena, é uma questão de gosto pessoal mesmo. Com uma abordagem visualmente intuitiva e um cursor com uma imagem de um mouse “fantasma”, ela te permite distinguir com facilidade os elementos na tela, mas a imagem do mouse pode distrair o usuário. Felizmente é possível usar gestos multitouch para desempenhar as mesmas tarefas.

ipadpc03.jpg

LogMeIn foi o app que se saiu melhor em nosso teste

Um recurso de segurança especialmente interessante no programa é seu sistema de notificações sobre tentativas frustradas de login. Se alguém (você ou qualquer pessoa) tenta se conectar ao seu PC e falha, o LogMeIn imediatamente envia uma notificação por e-mail que inclui o endereço de IP da máquina que realizou a tentativa. Enquanto você provavelmente espera nunca passar por isso, é confortante saber que o programa avisa caso aconteça.

Por sua combinação de desempenho e flexibilidade, o LogMeIn Ignition aparece como o melhor entre os quatro programas testados. Ele não é nem de longe o mais barato, mas os outros não conseguem alcançar sua velocidade e simplicidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail