Home > Dicas

Vale a pena comprar um iPad? Veja 5 pontos nos quais ele deixa a desejar

Esperado tablet da Apple, lançado dia 27/1, fica devendo recursos como câmera para videochat, suporte a arquivos em Flash, multitarefa...

Macworld/EUA

28/01/2010 às 8h01

Foto:

O iPad, anunciado ontem (27/1) pela Apple tem um design elegante, tamanho adequado para um dispositivo desenvolvido para navegar na Internet, visualizar e-mails ou mesmo ler um livro eletrônico. Mas tem alguns pontos negativos que vale avaliar antes da compra:

Veja também:

Não tem câmera de vídeo – A ausência desse item surpreendeu muita gente (várias previsões se concretizaram, mas a câmera ficou de fora). Para variar, algo que a Apple guarda para apresentar no “iPad 2.0”. Um equipamento com Wi-Fi, 3G, acesso à Internet, tela grande, mas sem capacidade de fazer um chat com vídeo? Francamente...

Falta multitarefa – Problema presente também no iPhone, a limitação de multitarefa (executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo) também está presente no iPad. Notificações em sistema de push (alertas enviados em atualizações de programas) ajudam, mas não resolvem a questão. Seria muito bom poder rodar mais de um aplicativo por vez, com um deles em segundo plano. Afinal, você não usa mais de um programa ao mesmo tempo no computador?

 

ipad-390.jpg
iPad: a exemplo do iPhone, problemas com sites que usam Flash

Cadê o Flash? – Outra reivindicação dos donos de iPhones que faz sentido também no iPad. Apesar de ser um devorador de desempenho dos computadores (chega a 80% de CPU em um Mac Pro quad-core para renderizar um jogo) e de bateria, o Flash está presente em grande parte dos sites. Ou seja, não suportar essa linguagem limita a experiência de navegação na Internet.
 
GPS de verdade, apenas no modelo 3G
– Neste caso vale dizer que a página de especificações técnicas não é clara sobre esse ponto. Mas é possível concluir pelas informações divulgadas até agora que o chipset 3G é o mesmo utilizado no iPhone, o que significa que você só tera um GPS de verdade na versão 3G do equipamento, o que significa 130 dólares a mais, para quem quiser esse recurso. Sem o chip 3G, você terá apenas uma localização aproximada, tendo como base o sistema wireless de localização do equipamento e a bússola digital.

Limitações de vídeo
– Embora possa exibir vídeo com 720p, o iPad só tem output  de 576p e 480p. Ou seja, não há como ter transferência de um vídeo para sua TV de alta definição em 720p.  E em um mundo onde as coisas migraram para o formato widescreen, ele ainda segue o formato 4:3.

Comprar ou não?
O iPad é excelente para navegar na Internet, checar e-mails e até visualizar filmes. Mas tem algumas limitações que podem tornar a espera pela segunda geração do aparelho (que terá novos recursos) um melhor negócio. Ele ainda não substitui um notebook. Ainda...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail