Vale a pena comprar um iPhone mais antigo?

Uma alternativa para quem não quer gastar milhares em um aparelho móvel

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/vale-a-pena-comprar-um-iphone-mais-antigo/
Clique para copiar

Para quem não quer gastar mais de R$ 5 mil em um smartphone, uma alternativa é optar por um iPhone mais antigo. Entretanto, muitos se perguntam se realmente compensa comprar um aparelho de modelo anterior.

Antes de decidir se vai investir neste tipo de celular, é preciso considerar qual é o seu perfil. Atualmente, os modelos iPhone XR e XS possuem algumas diferenças em relação às versões anteriores como o 8 e o 7 – lembrando que o iPhone X parou de ser fabricado depois do lançamento dos modelos XR e XS.

A primeira diferença a levar em consideração é o tamanho da tela. Os modelos mais novos apresentam displays de 5,8 e 6,1 polegadas. Já a tela do iPhone 8 Plus é de 5,5 polegadas e os iPhones 8 e 7, 4,7 polegadas. Além disso, outra vantagem é que os modelos mais novos apresentam melhor bateria, como iPhone XR e o XS. Em comparação com os modelos 8, XR e XS que apresentam uma tecnologia de carregamento sem fio bastante avançada. Seguindo o comparativo, todas as versões possuem Apple Pay, Touch ID e a assistente Siri.

Evolução dos processadores

Ao falar dos processadores, se existem dúvidas se é válido um iPhone mais antigo, vale lembrar que os processadores receberam algumas atualizações.

Os aparelhos como o iPhone XR e o XS usam o processador A12 Bionic que é mais potente (15%), já o iPhone 8 utiliza o A11 Bionic. Além disso, os dois processadores possuem seis núcleos, mas os iPhones 7 apresentam plataforma A10 Fusion com quatro núcleos. Em resumo, os modelos com capacidade superior garantem que o telefone gerencie melhor as tarefas. Neste caso, permite uma melhor economia da bateria.

Os modelos 7 e 8 contam com uma memória RAM de 2GB. Apesar de parecer pouco, o sistema é adaptado e trabalha bem os recursos. Enquanto no XR e XS a memória RAM é de 3GB. Conforme os testes de desempenho do processador, o iPhone 8 superou todos os modelos antecessores até o X, porém, ficou um pouco mais atrás do XR e XS. Deste modo, a mudança pode ser mais precisa quando o usuário for usar aplicativos ou funções pesadas. Para o dia a dia, qualquer uma destas versões não causam problemas.

Versão do iOS

Na hora de definir qual modelo antigo for escolher vale observar qual é a versão mais atual do sistema operacional. O interessante é que os modelos 7 e 8 recebem a versão iOS 12 sem restrição, além de possuírem boas câmeras de 12 MP na traseira e de 7 MP na frontal.

Design e botão home

A maior mudança segue no design, pois os aparelhos da última geração não apresentam botão Home, diferente das versões 7 e 8. Caso você não leve estas diferenças em consideração e deseje comprar um aparelho da marca e realmente economizar, vale sim apostar em um iPhone mais antigo. Hoje, os modelos de iPhone 7 e 8 são confiáveis e bastante robustos.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site