Home > Notícias

Valve iniciará a distribuição de aplicativos através do Steam

Atualmente a plataforma é utilizada apenas para comercializar jogos, e possui mais de 40 milhões de usuários. Novos programas chegam mês que vem

Joab Jackson, IDG News Service

09/08/2012 às 13h15

Foto:

Dando um passo além do mundo dos games a Valve irá começar a hospedar e vender aplicativos no Steam, sua plataforma de distribuição de conteúdo. 

O Steam começará a oferecer aplicativos, além de jogos, a partir de 5/9, de acordo com uma postagem no blog da companhia. Apesar de nenhum título ter sido mencionado, a Valve afirmou que diversos tipos de programas serão hospedados na plataforma, incluindo aplicativos de produtividade e criatividade.

O Steam não é regularmente visto como um serviço de nuvem, mas provou ser uma ótima plataforma de distribuição digital, gerencando o processo de download e instalação de software em computadores com Windows, OS X e, em breve, Linux. Até agora, mais de 40 milhões de jogadores já usaram o programa para baixar jogos da Valve e de desenvolvedoras terceirizadas e, em 2011, o Steam foi utilizado para baixar mais de 780 petabytes de dados, quase o dobro em relação ao ano anterior.   

A plataforma poderia proporcionar diversos recursos adicionais para as companhias de software a distribuir seus produtos. O programa tem DRM para controlar as cópias do produto em múltiplos computadores, e um mecanismo para atualizar os programas adquiridos. Os usuários podem navegar pelo catálogo em uma loja online, e o serviço, a partir de setembro, oferecerá também um espaço para hospedagem, no qual os documentos ou configurações poderão ser salvos. 

Depois do lançamento no mês que vem, a Valve irá adicionar mais títulos ao passar do tempo. Os desenvolvedores podem enviar os programas por meio do Steam Greenlight, uma um site no qual os usuários do Stam podem escolher produtos que gostariam que fossem distribuídos na plataforma. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail