Home > Notícias

VBA volta a ter suporte em próxima versão do Office para Mac

Decisão foi motivada por reclamações de usuários sobre retirada da linguagem de automação.

Macworld/EUA

13/05/2008 às 11h48

Foto:

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (13/05) que voltará a dar suporte ao Visual Basic for Applications (VBA), no Microsoft Office para Macs.

A decisão foi motivada pelas reclamações de usuários sobre a remoção da linguagem de automação da plataforma híbrida da suíte.

A próxima versão do Office para Mac terá novamente suporte à VBA, segundo a empresa. Já o Office 2008, que foi intensamente criticado por ter excluído a linguagem, receberá apenas correções de software.

“Sabemos que a VBA é importante para um grupo da nossa base de usuários que precisa de compatibilidade em plataformas híbridas”, disse Kurt Schmucker, gerente de produto da Unidade de Negócios de Mac, da Microsoft. “Por isso estamos trazendo-a de volta.”

A VBA é uma linguagem de programação usada com aplicativos do Microsoft Office, facilitando a adição de automação (macros) e customização (menus, diálogos, etc.) aos documentos do Office.

Ela fazia parte do Office 2004, mas a Microsoft anunciou em agosto de 2006 que a versão 2008 deixaria de dar suporte ao VBA. Schmucker explicou que o VBA para o Mac era “especialmente desenhado para a arquitetura PPC” e, portanto, difícil de rodar em um Office 2008 no Intel nativo.
++++
Para que isso fosse resolvido, seria necessário atrasar o lançamento do Office 2008 ou então diminuir as ferramentas do produto. Depois disso, a Microsoft tem trabalhado no desenvolvimento do suporte ao VBA para a próxima versão do Office para Mac.

Schmucker disse que o suporte ao VBA terá pelo menos as mesmas funcionalidades do Office 2004, e provavelmente algumas ferramentas adicionais da versão do Office para Windows.

Apesar de a Microsoft não ter anunciado nenhuma data específica para o lançamento do Office para Mac, a empresa afirmou que o produto normalmente é atualizado a cada dois ou três anos. O Office 2008 foi lançado no início do ano, cerca de três anos e meio depois do lançamento do Office 2004.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail