Home > Notícias

Veja 10 momentos em vídeo de Steve Jobs na Macworld

Veja os vídeos dos dez principais keynotes de Steve Jobs durante a Macworld Expo, de 1998 - quando lançou o iMac - até sua "despedida" do evento, em 2008.

The Industry Standard/EUA

01/01/2009 às 20h22

Foto:

Selecionamos os principais destaques anunciados por Steve Jobs na Macworld Expo desde seu retorno à companhia no final dos anos 90. Embora ele tenha feito uma apresentação na Macworld Boston de 1997, seu auge de keynotes começou no ano seguinte. É quando começam os vídeos, na Macworld Expo de Nova York, em julho de 1998, quando Jobs mostrou o iMac.

A seleção de vídeos termina com o keynote de 2008, seu último na Macworld, com o lançamento do MacBook Air. Outros destaques incluem o anúncio do iPhone em 2007 e seu momento "one more thing" de 2006, com o MacBook Pro.

Macworld 1998: iMac

Os iMacs coloridos foram anunciados pela Apple na metade de 1998, mas Steve Jobs só conseguiu mostrá-los na Macworld de Nova York alguns meses depois. O jovem Jobs mostra as facilidades do iMac: internet simples e rápida para todos, com tela de 15", 32 MB de memória e portas Ethernet.

Frase memorável: Apontando para o mouse "disco de hóquei", Jobs disse; "É o mouse mais maravilhoso que você já usou".

Macworld 1999: iBook

As Macworld Expo de 1999 trouxeram alguns interessantes updates de hardware (PowerPC G3 e novos iMacs), Jobs falou de uma iniciativa de Macs para games, mas o mais importante veio de Nova York, com o "iMac para viagem", o iBook original, primeiro notebook para usuário final da Apple.

Frase memorável: "Tem uma manopla!"

Macworld 2000: iMacs, G4 Cube

Rumores do novo sistema operacional da Apple estavam no ar por quase dois anos, e Jobs trouxe más notícias: o OS X seria atrasado até 2001. Entretanto, novo hardware foi lançado: iMacs mais baratos (800 dólares nos EUA), com novas cores (Indigo, Ruby, Sage e Snow) e o mouse "disco de hóquei" já era. Além disso, veio o novo produto intermediário entre as linhas de consumo e profissional, o Power Mac G4 Cube, que vinha em um cubo de 8".

Frase memorável: "Um cubo de 8". Inacreditável!"

Macworld 2001: Mac OS X, o Superdrive, novos PowerBook e Power Mac

Em 2001, a Apple lançou o Mac OS X e o iPod, dois produtos que tiveram enorme impacto no mercado de software e de eletrônicos de consumo. Entretanto, a platéia da Macworld em 2001 parecia estar mais interessada nos updates de hardware da Apple, que incluíram o PowerBook G4 Titanium, o Power Mac G4 e o Superdrive, que podia ler e gravar DVDs. Jobs também falou sobre a estratégia de "hub digital" para transformar o computador no centro de entretenimento doméstico, lançando um novo software que iria ajudar a cumprir essa tarefa: o iTunes.

Frase memorável: "O que é isso? Titânio. É feito de titânio. Como aviões de espionagem!"

Macworld 2002: iMacs de tela plana, iPhoto, iBook de 14", iPod para Windows

Em janeiro, Jobs mostrou um dos projetos de computadores mais peculiares já existentes, o novo iMac com tela plana. A audiência ficou impressionada com o preço: 1.299 dólares. Jobs também lançou nesse ano o iPhoto, o iBook de 14" e um iPod que podia ser usado em PCs com Windows.

Frase memorável: "A tela literalmente flutua no ar"

++++

Macworld 2003: novos PowerBook, Safari, Keynote
O tema da Macworld 2003 foi a migração do mercado para notebooks. Jobs revelou que os portáteis da Apple representavam 35% das vendas de computadores da empresa, ou 10% a mais que a média do mercado de PCs, e ainda previu que "em algum dia os notebooks vão vender mais que os desktops" (que se tornou realidade no terceiro trimestre fiscal de 2008). Jobs lançou os novos PowerBook G4 com telas de 12" e 17", e a platéia veio abaixo com o teclado iluminado no modelo maior. Além disso, ele anunciou o FireWire 800 e novos programas para o Mac OS X, incluindo o navegador Safari e o software de apresentações Keynote.

Frase memorável: ao descrever o PowerBook, "é o produto mais incrível que já fizemos".



Macworld 2004: "iPod Mini", Garage Band

Em 2004, era mais que claro que o iPod era um sucesso. Em menos de três anos, Jobs disse que o iPod representava 31% do mercado de tocadores de MP3. Agora, afirmou, era hora de atingir o segmento high-end, com um novo iPod - o iPod Mini, mais fino e com mais capacidade de armazenamento que seus concorrentes. O Garage band, para criar música no Mac, também foi anunciado nesse ano.

Frase memorável: "O [resto do segmento de mercado de MP3 players] tem 7%. Esses são, na maioria, outros aparelhos com disco rígido que estamos em processo de eliminação com o iPod".

Macworld 2005: Mac mini, iPod Shuffle
Comparado ao ano anterior na Macworld, quando Jobs apareceu com barba e lutando contra o câncer com uma dieta especial, o CEO da Apple pareceu mais saudável em 2005. De novo, dizendo que a Apple respondia aos pedidos dos consumidores, Jobs lançou um novo computador, o Mac Mini. Os aplausos foram restritos quando ele falou das especificações técnicas e do software, mas a platéia adorou o preço de 499 dólares para o modelo inicial. Esse também foi o ano de um novo iPod, o iPod shuffle.

Frase memorável: "O Mac Mini é BYODKM...  bring your own display, keyboard and mouse" ("traga seu próprio teclado, tela e mouse").

Macworld 2006: iMacs com processador Intel, iWeb, MacBook Pros
Steve Jobs já havia compartilhado o palco da Macworld com outros CEOs antes (como a infame participação de Bill Gates na Macworld Boston de 1997), mas em 2006 ele trouxe um conhecido do mundo dos processadores: Paul Otellini, da Intel. O motivo foi a histórica mudança da Apple para os chips Intel. Jobs mostrou o iMac Intel, e anunciou o MacBook Pro com processador Intel. O tom do keynote foi mais sério e ensaiado que os anteriores, talvez por conta do CEO da Intel.


Macworld 2007: iPhone, Apple TV

Foi um dos keynotes mais memoráveis da Macworld, com um dos maiores lançamentos da Apple: o iPhone. Sem fugir da super estratégia de marketing (vide a "frase memorável" de 2003), Jobs louvou o iPhone. "Este é o dia que estou esperando faz dois anos e meio", afirmou, enquanto descrevia os recursos do telefone, incluindo sua "revolucionária" interface multitoque. Ah, naquele ano Jobs também mostrou a Apple TV.

Frase memorável: "Um iPod, um telefone e um aparelho de internet. Um iPod, telefone... vocês entenderam? Não são três aparelhos separados. É um dispositivo apenas."

Macworld 2008: Time Capsule, Apple TV 2, MacBook Air
A Macworld Expo 2008 demorou a esquentar. O keynote começou com um clip dos comerciais Mac versus PC da Apple. Então Jobs falou sobre o Mac OS X Leopard e fez novos lançamentos: Time Machine, atualizações de software para o iPhone e iPod touch, Apple TV 2 e, finalmente, o MacBook Air, o mais fino do mundo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail