Home > Dicas

Veja como adicionar arquivos ao Dropbox de forma automática

Processo permite que usuário economize tempo ao criar pasta com documentos que considera mais importantes.

Macworld / EUA

20/12/2012 às 11h55

dropbox_43501.jpg
Foto:

O leitor Daniel Gilbert quer fazer um uso melhor do Dropbox. Ele nos escreveu dizendo o seguinte:

Como viajo bastante, estou tentando tornar os documentos importantes do meu Mac disponíveis independentemente de onde eu esteja. E acho que decidi que o Dropbox é a forma para fazer isso. O problema é que geralmente esqueço de salvar esses arquivos na minha pasta Dropbox. Vocês podem sugerir alguma maneira de tornar mais fácil o processo de salvar arquivos ao Dropbox?

Ficaremos felizer em fazer isso Daniel. Vamos começar com os arquivos do Finder.

dropbox_390.jpg

Abra o Automator e no template de fluxo de trabalho que aparece selecione Serviço (Service) e clique em Escolher (Choose). Configure o topo do fluxo de trabalho para ler “Serviço não recebe nenhuma entrada em nenhum aplicativo” (Service receives no input in any application). A partir do painel de Biblioteca (Library) do Automator selecione Arquivos & Pastas (Files & Folders) e então arraste as ações  Receba Itens Selecionados do Finder (Get Selected Finder Items) e Copie Itens do Finder (Copy Finder Items) para a área de fluxo de trabalho. Abra sua pasta do Dropbox (encontrada, por padrão, no diretório de usuário), e crie uma pasta para seus arquivos importantes (Arquivos Importantes ou Important Files parece um nome apropriado para isso). Arraste essa pasta para a ação Copiar Itens do Finder. Agora escolha Arquivo > Salvar (File > Save), nomeie o fluxo de trabalho com um título do tipo Copiar para Dropbox (Copy To Dropbox), e clique no botão Salvar (Save).

dropboxautomatico01.png

Abra as Preferências de Sistema (System Preferences), selecione a preferência Teclado (Keyboard), clique na aba Atalhos de Teclado (Keyboard Shortcuts), depois escolha a entrada Serviços (Services) no canto esquerdo da janela, e faça scroll da barra para a direita até encontrar o serviço Copiar para o Dropbox que você criou anteriormente. Depois clique no botão Adicionar Atalhos (Add Shortcut) e aperte um atalho de teclado que gostaria de usar para ativar o serviço.

Agora, quando você quiser copiar arquivos para sua pasta Dropbox, apenas selecione-os no Finder e aperte esse atalho de teclado.

Isso é algo convenient quando você quer mover arquivos após salvá-los. Mas e como salvar arquivos nessa pasta do Dropbox diretamente a partir de um aplicativo? Veja abaixo.

No Finder, arraste sua pasta Arquivos Importantes para uma barra lateral da janela do Finder para que ela apareça sob a seção Favoritos (Favorites). Abra um aplicativo, crie um novo documento, e salve-o. Na janela de Salvar que aparecer, clique no menu pop-up Onde (Where) e selecione sua pasta Arquivos Importantes (que estará nos Favoritos) no menu resultante. Seu arquivo será então salvo e sincronizado com o Dropbox.

A única falha desse método é que sempre que salvar um novo arquivo você precisa clicar nesse menu Onde e navegar até sua pasta Arquivos Importantes uma vez que não é possível escolhê-la como um local padrão para salvar documentos nem criar um atalho de teclado para isso. Mas é claro que esse pequeno problema pode ser resolvido com o utilitário correto.

dropboxautomatico02.png

E esse programa salvador é o Default Folder X (35 dólares), da St. Clair Software. Usando esse aplicativo, você designar uma hotkey para uma pasta específica e navegar facilmente até pressionando essa combinação de teclas enquanto estiver em uma janela de Salvar ou Abrir. Também é possível cinfigurar qualquer pasta que quiser como um local padrão de salvar para os aplicativos de sua escolha.

Antes que perguntem, não, não vale a pena gastar 35 dólares para ganhar apenas esses recursos. Mas o Default Folder X faz muito mais que isso, como explicado pelo nosso colega de redação dos EUA, Dan Frakes:

“Esse utilitário de sistema adiciona melhorias muito necessárias às caixa de diálogo Abrir e Salvar do OS X. Como o nome sugere (Default Folder é algo como Pasta Padrão, em tradução livre), ele te permite designar uma pasta padrão para cada aplicativo, mas também facilita o acesso a arquivos e pastas favoritos e/ou recém-usados, assim como abrir janelas do Finder a partir dessas caixas Abrir e Salvar.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail