Home > Dicas

Veja como adicionar novas cores ao desktop do Leopard

Fuja da mesmice e selecione a cor sólida de sua preferência para decorar o desktop de seu Mac com dois métodos bem simples.

Por Macworld/Austrália

13/05/2008 às 16h28

cores_mac150.jpg
Foto:

mac_cores150Para customizar seu desktop a Apple fornece várias opções. Um bom número de imagens abstratas, conexões para a biblioteca do iPhoto e dez cores sólidas.

Mas os fãs de cores sólidas podem se decepcionar com as cores oferecidas, ou mesmo quando há uma cor relacionada ao ambiente corporativo que poderia ser utilizada. Há duas maneiras relativamente simples de adicionar novas cores sólidas para decorar seu Mac.

Uma das maneiras de conseguir novas cores é adicionar algumas ao painel Solid Colors, na seção Desktop & Screen Saver no System Preferences. As dez cores apresentadas são na verdade arquivos PNG armazenados em uma pasta no Mac.

Para criar mais cores vá até a pasta onde os PNGs estão armazenados. Siga pelo Finder a pasta Library, depois Desktop Pictures e finalmente Solid Colors. Selecione um dos arquivos e o duplique quantas vezes quiser (ou uma vez para cada cor nova). Altere o nome dos arquivos copiados para as cores que pretende criar, abra os arquivos em seu editor de imagem favorito, altere o arquivo e salve conforme sua preferência.

Quando o painel Desktop & Screen Saver for acessado novamente, suas cores novas estarão ao lado das dez fornecidas pela Apple.

Neste método são adicionados novos arquivos em uma pasta de sistema, portanto suas novas cores podem ser eliminadas em atualizações futuras. Mas como estamos distantes da versão OS X 10.6, isso pode demorar a acontecer.

++++

mac_cores150Há uma maneira mais simples e intuitiva para adicionar a cor que quiser ao seu desktop. Basta utilizar uma imagem transparente e menor que o seu desktop para “enganar” o sistema.

Quando uma imagem menor que a resolução do monitor é selecionada, o sistema lhe oferece opções para ajustar a disposição da figura na tela, como alinhada ao centro ou tiled (repetida inúmeras vezes). Quando a opção ao centro é selecionada, uma opção para seleção de cores é ativada. É possível selecionar qualquer cor da paleta de cores da Apple.

Como sua figura é transparente, o resultado será um fundo sólido com a cor que você escolher, fugindo da mesmice das dez cores oferecidas com o OS X. Se você preferir criamos um arquivo PNG transparente de 32x32 pixels para essa finalidade.

mac_cores500

Da sua maneira: selecione a cor que deseja utilizando um PNG transparente como fundo de tela.

Agora é só selecionar sua cor favorita e decorar o seu Mac.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail