Home > Dicas

Veja como configurar o Time Machine no Mountain Lion

Programa embutido no OS X permite realizar backups de forma simples e contínua no seu Mac.

Macworld / EUA

14/11/2012 às 16h46

Foto:

Se você valoriza seus dados – seja algumas fotos tiradas numa festa importante, toda sua coleção de músicas no iTunes, ou um rascunho do seu trabalho de faculdade – você precisa ficar no topo dos sistemas regulares de backup. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usar o programa de backup embutido do OS X, o Time Machine. Esse software funciona com seu Mac e um HD externo para salvar documentos, fotos, e arquivos importantes com regularidade. 

Além de manter cópias de segurança de todos os arquivos, o Time Machine também cria um registro do seu sistema, para que você possa colocar tudo de volta como era antes caso algo dê errado.

O Mac OS X inclui o Time Machine desde a versão 10.5 (Leopard). Confira abaixo como configurá-lo no mais recente Mountain Lion (10.8) usando um HD externo. 

Passo 1: Escolha um HD externo

Para ter certeza que você tem espaço para várias versões dos arquivos, escolha um HD externo que seja pelo menos duas vezes maior do que o drive do seu Mac. Para ver qual o tamanho do disco rígido do seu Mac, selecione-o no Finder, e aperte Command+I. Se ele tiver 999GB de capacidade, por exemplo, é melhor escolher um HD externo de pelo menos 2TB.

O melhor tipo de HD para backup depende do modeo do seu Mac. Caso possua um Mac com Thunderbolt, escolha um HD compatível com essa tecnologia, para aproveitar ao máximo toda a velocidade dela para transmissão de dados. As opções para Macs sem Thunderbolt são HDs compatíveis com FireWire e USB. Apesar de conexões USB 3.0 e FireWire fornecerem desempenhos equivalente, os MacBooks Pro mais novos não possuem entradas FireWire, o que pode sugerir que essa conexão não está mais nos planos da Apple. Dessa forma, um HD com USB 3.0 pode continuar compatível com Macs futuros por mais tempo.

Passo 2: Prepare seu HD externo

Assim que tiver seu HD externo em mãos, é hora de confirmar que ele está formatado corretamente para o Mac. Se estiver em dúvida, conecte-o ao computador e abra o Utilitário de Disco (Dik Utility) do OS X – em Aplicativos/Utilitários). Na coluna esquerda da janela do Utilitário de Disco, selecione o HD que quer designar como seu backup do Time Machine. Na parte inferior da janela, você verá informações sobre isso. Se o Formato do HD estiver dizendo “Mac OS Extended (Journaled)”, você está pronto para seguir.

Caso não veja essa mensagem, será preciso formatar novamente o HD: clique na aba Apagar (Erase), escolha a opção Mac OS Extended (Journaled) no menu pop-up Formato, e apague em Apagar.

Passo 3: Configure seu primeiro backup

Após ter certeza que seu HD está formatado corretamente e é compatível com o Mac, apenas conecte-o ao computador. O Mac vai reconhecê-lo e abrir uma janela, perguntando se você quer usar o HD para fazer backup com o Time Machine. Clique em Usar Como Disco de Backup (Use as Backup Disk). E então um backup completo do sistema será iniciado imediatamente.

timemachinemac01

Se você não ver essa caixa de diálogo automaticamente, ou caso tenha reformatado novamente seu HD, cliquem no ícone de Preferências de Sistema (System Preferences) no Dock. Clique então em Time Machine e então em Selecionar Disco (Select Disk). Seu HD externo deve aparecer na lista. Selecione o disco e clique em Usar Disco (Use Disk). O Time Machine vai iniciar um backup completo do sistema.

timemachinemac02

Seu primeiro backup completo do sistema vai levar umas duas horas (ou mais), dependendo do tamanho do HD do seu Mac. Mas os backups seguintes a esse levarão muito menos tempo porque o HD vai se limitar a atualizar o que já está lá e salvar novos arquivos. Se o seu HD ficar conectado ao Mac, os backups agendados de hora em hora vão levar apenas segundos para serem completados.

Por padrão, agora você vai ver um ícone do Time Machine na sua barra de menu. Ele parece com um relógio  envolto por uma flech circular andando no sentio anti-horário. Clique no ícone para ter acesso rápido as informações sobre seu último backup e para painel de preferências do Time Machine. Se não gostar ele, pode evitar que o ícone apareça – para isso, vá até o painel de preferências e desmarque a opção Mostra Time Machine na barra de menu (Show Time Machine in menu bar).

Passo 4: Configure e customize seus backups

É possível ajustar várias configurações para otimizar seus backups com o Time Machine.

Exclua itens de que não precisa: Se você não precisa salvar alguns itens – screenshots variadas do seu desktop, por exemplo – pode selecionar os itens que não quer que entrem nos seus backups regulares. Vá até o painel de preferências do Time Machine e clique em Opções (Options). Então clique no botão de soma (+) na lista intitulada Excluir Esses Itens dos Backups (Exclude these itens from backups). Lá, selecione os itens que quer deixar de fora, e clique em Excluir (Exclude) quando terminar. Na lista de Excluir, você vai ver as pastas ou arquivos individuais selecionados. É possível mudar de ideia sobre eles a qualquer momento ao selecionar um arquivo/pasta e clicar no botão de substração (-).

timemachinemac03

Se você usa uma máquina virtual externa, como Vmware Fusion ou o Parallels Desktop, para rodar Windows no seu Mac, recomendamos que exclua-a dos seus backups do Time Machine. Fazer backup da sua máquina virtual vai encher rapidamente seu HD externo, uma vez que o Time Machine realizar um backup completo das máquinas virtuais por vez em vez de rodar uma simples atualização diária. Vários usuários já relataram casos em que o Time Machine travou uma sessão do Vmware ao tentar realizar um backup.

Apague backups mais antigos sem interrupção: Quando seu HD externo ficar cheio, o Time Machine vai automaticamente apagar seus backups mais antigos para liberar espaço para os novos. A configuração padrão é para o programa notificar sempre que apagar um backup mais antigo, mas se você não precisa dessa informação, desmarque a opção Notificar Após os backups antigos serem apagados (Notify after old backups are deleted) nas preferências do Time Machine.

Backup enquanto Macbook usa bateria: Se você é um usuário de MacBook, também pode optar por fazer backup enquanto usa a bateria do notebook. Vá até as preferências do Time Machine, clique em Opções, e selecione a opção Baclup enquanto usa a bateria (Back up while on battery power). Por padrão, o Time Machine só realiza backups quando seu laptop está conectado a uma fonte de energia, para assegurar que o MacBook continue ligado durante todo o processo. Vale notar que se a bateria acabar durante o backup, o processo pode não ser completado e acabar corrompido.

Passo 5: Continue fazendo backup

Usar o Time Machine regularmente para fazer backup dos seus arquivos é o último passo. Se possui um Mac desktop, deixe seu HD externo conectado – o Time Machine vai abrir automaticamente e realizar backups a cada hora. Você também pode iniciar manualmente um backup ao clicar no ícone Time Machine na barra de menu e selecionar Fazer Backup Agora (Back Up Now). Caso você não deixe seu HD de backups conectado ao Mac  - porque seu computador é um notebook e você usa ele em vários lugares – lembre-se de conectá-lo sempre que puder para manter seus dados protegidos. O ícone do Time Machine aparecerá com um ponto de exclamação quando fizer um tempo que você não realizar backup. Assim como fez quando criou seu primeiro backup de sistema, o Time Machine começará a rodar assim que o HD externo for plugado ao MacBook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail