Home > Notícias

Veja como fazer seu Wii rodar filmes em DVD

Se usar o console da Nintendo para ver filmes em DVD era o que faltava, resolva definitivamente este problema

Por PC World/EUA

30/01/2009 às 19h37

Foto:

Os consoles de última geração são plataformas de diversão incríveis, mas, com preços ainda muito altos aqui no Brasil viram opção de compra quando reúnem o maior numero de recursos, como reproduzir pendrives, salvar arquivos em HD, ler fotos em cartões, navegar na internet e reproduzir filmes.

Na briga pela escolha do público, Xbox 360, PS3 e Nintendo Wii travam verdadeiras batalhas, que infelizmente, o inovador console da Nintendo acaba pertendo, pois a falta de alguns recursos, como reproduzir DVDs, faziam toda a diferença. Isso mesmo, faziam.

Com um procedimento não muito complicado, você pode transformar seu Nintendo Wii em um belo reprodutor de DVDs, equiparando o divertido console com os concorrentes neste aspecto.

O que você vai precisar neste passo-a-passo:
> Um Wii com versão 3.2 de sistema
> Cartão SD formatado em FAT/FAT32 (não precisa ser maior que 2GB, já que o Wii não aceita cartões SDHC)
> Leitor de cartões SD ou um dispositivo USB (como câmera digital ou filmadora) que funcione para ler/gravar no cartão
> Zelda: Twilight Princess para Wii
> O Twilight Hack (save game modificado do jogo que roda como instalador do Homebrew Channel)
> Instalador do Homebrew Channel
> DVDX (app do Homebrew necessária para que o Wii leia DVDs do drive)
> Mplayer (versão para Wii de um programa que lê DVDs comerciais)

Instale o Homebrew
Neste processo há duas grandes tarefas: instalar o Homebrew Channel e o DVD player:

1- Insira o cartão SD no leitor e copie o diretório “private” do Twilight Hack nele. Também copie o arquivo “boot.dol” do Homebrew Channel.

2- Insira o cartão no Wii e delete seu save de Zelda pelo Wii File Manager (inicie um novo game se não possuir nenhum).

3- Depois de inserir o Zelda em seu Wii, anote o texto que aparece no anel interno da mídia. Ele será algo como “RVL-RZDE-0A-0” ou “RVL-RZDE-0A-2”, as duas versões vão funcionar, mas é preciso anotar a versão corretamente, já que a “RVL-RZDE-0A-2” requer o TwilightHack2 e a “RVL-RZDE-0A-0” requer o TwilightHack0.

gamesshutter_625.jpg

4- Mude para ver o SD no Wii File Manager e copie a versão correta do hack.

5- Insira seu game Zelda e comece o jogo. Você deverá visualizar o save game do Twilight Hack. Selecione o save para iniciar o jogo. Quando assumir o controle de Link (personagem principal) comece a andar para ao contrário (sim, é estranho) até o instalador do Homebrew Channel começar. Depois de uns 2 minutos, o HBC será instalado e poderá ser acessado como qualquer outro canal do Wii.

Instalando o DVD Playback
Com o Homebrew Channel rodando é possível instalar várias apps como emuladores, games e até Linux. Mas, vamos centrar em instalar o DVD com o MPlayer:

1- Coloque seu cartão novamente no leitor SD. Você pode apagar o “boot.dol” e o diretório “private” se preferir (eles não são mais necessários).

2- Crie um diretório (pasta) no SD e dê o nome de “apps” (sem as aspas). Copie os diretorios “dvdx” e “mplayer” para a pasta criada.

3- Insira o cartão no Wii. Ligue o console e ative o Homebrew Channel.

4- Você verá as duas apps que copiou no cartão. Rode o instalador do DVDX. Selecione a opção “Normal Installation” e espere o término do processo.

5- Retorne ao Homebrew Channel, insira um DVD de sua escolha no Wii e rode a app MPlayer. Para executar o filme, selecione “DVD-Video” no menu da app e depois “Play DVD” (ou “Play Title #1”). Depois de alguns segundos seu filme será carregado.

Nota: apesar de o procedimento funcionar, a versão atual do MPlayer possui vários bugs e não roda alguns DVDs, mas isso deve melhorar com uma atualização.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail