Home > Dicas

Veja como gerenciar e configurar várias contas em um Mac

Saiba definir privilégios para cada usuário, bloquear softwares e até estipular quanto tempo seus filhos podem passar no computador

Macworld/EUA

25/04/2011 às 15h16

Foto:

Várias pessoas usam o seu Mac? Pois é possível controlar exatamente o que cada um deles faz nessa máquina. Para começar, saiba que o Mac OS X possui três tipos de contas de usuários: Padrão (o usuário acessa somente seus próprios arquivos e muda apenas algumas preferências), Gerenciado com Controles Parentais (a conta é restrita, de acordo com as configurações feitas pelos pais) e Administrador (é possível fazer quase qualquer coisa).

O primeiro tipo de conta criada no Mac é de Administrador. Porém, o usuário pode delegar privilégios de administrador do computador para outras contas ou revogá-los mais tarde. O melhor é criar uma conta Padrão para  você, já que não é seguro utilizar uma conta de Administrador para uso diário; para alterar o tipo de uma conta, vá em Contas e, depois de clicar no cadeado e inserir sua senha, selecione a conta que será alterada e habilite a caixa Permitir ao usuário administrar este computador (para remover esses privilégios, basta tirar essa seleção). Note que não é possível mudar as características da conta em que você estiver logado, por isso é preciso estar em outra conta de administrador.

controlesparentais01.jpg
Os controles parentais permitem que o Mac tenha seu uso bloqueado em determinado horário, por exemplo

Gerencie os controles parentais
Os controles parentais do Mac OS permitem limitar o acesso de algumas contas de usuários (pertencentes a seus filhos, por exemplo) a sites e aplicações inapropriadas. Para configurar esses controles, abra as Preferências do Sistema e, em seguida, escolha Contas.

Para aplicar esses controles a uma conta já existente, entre com as credenciais de administrador (clicando no cadeado no canto esquerdo da tela) e habilite a caixa Ativar controles parentais; é possível também criar uma nova conta gerenciada por esses controles, clicando no símbolo de positivo (+) e, no topo da tela, a partir do menu dropdown Nova Conta, escolha Gerenciada com Controles Parentais. Depois disso, basta inserir os outros dados da conta.

Uma vez que a conta esteja pronta, clique no botão Abrir Controles Parentais; serão exibidas cinco abas: Aplicativos, Internet, Pessoas, Limites de Tempo e Outros. Um deles é relativamente novo: na aba Apps, na última versão do Snow Leopard, é possível estipular que a conta somente utilize aplicativos da Mac App Store que sejam compatíveis com a idade do usuário.

Se estiver configurando algumas contas controladas de uma só vez, uma alternativa para economizar tempo é copiar as configurações de uma para outra. Depois de abrir os Controles Parentais, selecione a conta da qual serão copiadas as informações e, no canto esquerdo inferior da tela, no símbolo de engrenagem, escolha Copiar Ajustes para nomedaconta; depois disso, selecione a conta na qual serão aplicadas essas informações e, agora, vá na opção Colar ajustes em nomedaconta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail