Home > Dicas

Veja como imprimir documentos do Office para iPad

Em conjunto com o serviço OneDrive, apps ajudam a driblar a falta de suporte à impressão no pacote de escritório da Microsoft

Joe Kissell, Macworld EUA

10/04/2014 às 15h00

OfficeIpad_Imprimir_Abre-435px.jpg
Foto:

O recém-lançado Office para iPad tem excelentes recursos, mas infelizmente a impressão não é um deles. A Microsoft promete adicionar o suporte a impressão em uma atualização futura, sem dizer quando, o que não ajuda muito. Mas não se desespere: há formas de imprimir os documentos do Office a partir de seu iPad hoje. Tudo o que você precisa é de configurar seu iPad para impressão via AirPrint e de alguns apps extras.

O próprio app do OneDrive, serviço no qual o Office para iPad armazena seus documentos, é a base do truque, que consistem em importar o documento a ser impresso do OneDrive para um app com suporte a impressão. Estes apps se dividem em duas categorias: aqueles que se conectam diretamente ao OneDrive, e aqueles que podem receber um documento do One Drive através do comando Abrir com. Veja alguns exemplos de ambos:

Imprimindo a partir de um app compatível com o OneDrive

Há numerosos apps que podem se conectar a serviços de armazenamento na nuvem de vários provedores e que também tem suporte a AirPrint. Uma rápida análise dos apps em meu iPad neste momento resulta em vários exemplos desta categoria:

Documents 2 (Savy Soda, $4; versão gratuita disponível. Suporta apenas os formatos .docx, .xlsx, and .pptx)
Documents 5 (Readdle, grátis)
FileManager (TapMedia, grátis)
GoodReader for iPad (Good.iWare, $5)
PrintCentral (EuroSmartz, $7)

OfficeIpad_Imprimir_Documents2-580px
No Documents 2, clique no ícone Compartilhar para ver as opções de compartilhamento de um documento, e então em Imprimir

Talvez você já tenha um destes apps, ou um outro que tenha suporte tanto ao OneDrive quanto à impressão. Embora os detalhes possam variar, o uso básico é o mesmo: configure o app para se conectar à sua conta no OneDrive, abra o documento que você quer imprimir e clique no ícone Imprimir (que pode estar oculto no painel Compartilhar, procure o ícone do retângulo com uma seta para cima)

Imprimindo de um app sem suporte ao One Drive

Há muitos apps que suportam a impressão de documentos do Office mas não tem suporte direto ao OneDrive. Em vez disso eles permitem importar documentos de outro app capaz de acessar o serviço da Microsoft. Alguns exemplos são:

ACTPrinter (Houdah Software, $3);
ePrint (Microtech, $3); 
ThinPrint Cloud Printer (Cortado, grátis).

Para imprimir em um destes apps, abra o documento que você quer imprimir no OneDrive. Clique no ícone com os três pontos à direita da barra de ferramentas que fica no rodapé da tela e toque no nome do app com o qual quer imprimir. Dependendo do app, a impressão pode se iniciar automaticamente ou pode ser necessário clicar no botão Imprimir.

OfficeIpad_Imprimir_Share-580px
No OneDrive, escolha "Abrir com outro app" e envie o documento para um app de impressão compatível

É isso. Até que a Microsoft adicione suporte nativo a impressão no Office para iPad, estas são as opções que você tem para imprimir diretamente a partir do Word, Excel ou PowerPoint em seu tablet. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail