Home > Dicas

Como melhorar as imagens capturadas pela câmera do celular

Em geral têm baixa resolução, lentes de pouca qualidade e quase nenhum recurso de edição. Saiba como driblar essas dificuldades.

Por Cauã Taborda, especial para a PC World

26/02/2008 às 19h52

fotografia_celular_150.jpg
Foto:

camera_celular_150
A fotografia digital caiu no gosto do público e é cada vez mais raro encontrar um celular que não venha com uma câmera embutida, quer nos modelos mais simples ou naqueles que oferecem resolução acima de 5 megapixels e ainda trazem o selo CyberShot da Sony, com lentes Carl Zeiss e processamento melhorado.

Entretanto, a maioria dos aparelhos conta com câmeras mais simples, como as VGA, que geram imagens de até 640 por 400 pixels, ou modelos de 1,3 MP, que resultam em imagens ligeiramente melhores, de até 1280 por 1024 pixels.

Outros destaques da PC World:
> Utilitário ajudam a customizar o iPod e o iTunes
> Você sabe o que significa wardriving? E sniffing? Então clique aqui.
> Conheça o Kindle, o e-livro 2.0
> Mude a cara o Messenger com este add-on

No quesito recursos de software, as funcionalidades variam muito de um aparelho para outro. Felizmente, balanço de branco, ajuste de ganho de luminosidade e modo de captura (preto e branco, sépia, etc,) estão presentes na maioria.

Como qualquer outro tipo de fotografia, uma condição fundamental para se capturar uma boa imagem é a luz. Quanto mais luminosidade no ambiente mais opções você terá para compor a foto e obter cores mais vivas.
++++
Balanço de branco

Um dos itens que irá influenciar diretamente na qualidade da foto gerada pelo celular é o balanço de branco. Por meio desse ajuste é que se obtém controle sobre a proporção das cores de sua foto, regulando se haverá mais azul ou vermelho em uma imagem, por exemplo.

ft_celular_VGA_ext_ruim

Foto de um celular com câmera VGA no ajuste automático

ft_celular_VGA_ext_Ok

Resultado após ajustes de brilho e branco

Normalmente os aparelhos estão configurados para o ajuste automático de branco. Ele deve garantir fotos de qualidade aceitável, já que os ajustes serão feitos de acordo com a cena. Mas isso pode retirar aspectos que poderiam compor uma foto mais interessante, como uma cor que se destaca.

Em alguns celulares esta facilidade pode ser identificado como condições de luz, proporção de branco ou ajuste de branco, dependendo do fabricante do equipamento.
++++
No Motorola Q, por exemplo, estão disponíveis cinco opções de configuração para o balanço de branco: Ensolarado, Nublado, Ambientes fechados (casa), Ambientes fechados (escritório) e Noite.

ft_celular_1.3_ext_nubl

Foto de um celular com câmera de 1.3 megapixel no modo "Nublado"

O ideal é alternar entre as configurações de branco existentes, escolhendo a que mais lhe agradar na composição. Até mesmo a configuração Noite pode gerar uma fantástica foto em um dia ensolarado.

ft_celular_1.3_ext_ens

Resultado com a configuração "Ensolarado"

O mesmo deve ser feito em condições com pouca luz, como dentro de casa ou no escritório. Nesses ambientes tome cuidado para não tremer muito, pois como a quantidade de luz é menor, o obturador da câmera (peça responsável pela regulagem da entrada de luz) precisará ficar por mais tempo aberto.
++++
Perceba que as fotos retiradas nessas condições levam mais tempo para ser registradas, isso requer que você mantenha o celular imóvel por um intervalo maior. Apoiar o aparelho sobre uma superfície pode ser uma boa saída.

ft_celular_1.3_int_ruim

Ambiente com pouca luz em configuração automática

ft_celular_1.3_int_ok

Ajuste de branco para amiente fechado é mais fiel a realidade

A proporção de branco varia também conforme a fonte de luz. Há uma grande diferença entre as lâmpadas frias e as quentes (amareladas). Alterne as configurações e encontre a que mais lhe agrada.
++++
Fotos noturnas

Fotografar à noite no celular não é fácil. Isso porque os aparelhos não permitem regular o tempo de exposição, velocidade do obturador e, quando presente, flash tem pouco alcance (no máximo 1,5 metro).

ft_celular_1.3_int_semflash

Objeto registrado sem flash, cores fracas e pouco nítidas

Em contrapartida, o flash, na maioria dos modelos de celulares, pode ser regulado em disparo ou luz contínua. Como a velocidade em que a imagem é registrada no celular é baixa, faça a opção pela iluminação contínua, isso lhe dará maior liberdade para fazer os ajustes necessários.

++++

ft_celular_1.3_int_flash

Com flash: cores mais vivas e mais nítidas

Porém, quando for retratar pessoas, regule o flash para o modo disparo, pois a luz de forma contínua pode incomodar e obrigar as pessoas a fecharem os olhos, prejudicando o resultado final.

O flash também pode ser útil durante o dia, ajudando a regular imagens em ambientes fechados, realçando as cores. Um cuidado que deve ser tomado é que a luz do flash irá destacar tons azulados, cheque as configurações de branco quando utilizar o flash para ajustes durante o dia.

Outros destaques da PC World:
> Utilitário ajudam a customizar o iPod e o iTunes
> Você sabe o que significa wardriving? E sniffing? Então clique aqui.
> Conheça o Kindle, o e-livro 2.0
> Mude a cara o Messenger com este add-on

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail