Home > Dicas

Veja como remover os aplicativos padrão do Windows 10

É possível apagar alguns diretamente pelo sistema, enquanto que outros exigem o uso de programa de terceiro. Navegador Edge é único que não pode ser retirado.

PC World / EUA

25/07/2016 às 15h53

windows10_625.jpg
Foto:

O leitor Jay D nos enviou uma mensagem sobre como desinstalar aplicativos que a Microsoft inclui no Windows 10. Vale notar que alguns deles não possuem uma opção para desinstalar.

Na maior parte do tempo, o WIndows 10 torna o processo de desinstalação bastante fácil, mas não para todos. Alguns dos apps embutidos da Microsoft parecem ser impossíveis de remover. A boa notícia é que você pode apagá-los. O lance é apenas que o Windows não mostra claramente como fazer isso.

Mas antes de removê-los, pergunte a si mesmo o quanto você realmente quer vê-los longe. Esses são apps pequenos que não ocupam muito espaço de armazenamento ou recursos da CPU.

E você não precisa removê-los da máquina para tirá-los da sua frente. Tudo que precisa fazer é escondê-los. No menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse no tile de um app que você não quer mais e selecione a opção Unpin from Start.

Feito isso, você não verá mais esse app no menu Iniciar, e eles não usarão mais recursos da Internet para atualizar novidades para as quais você provavelmente não liga. Serão então necessário abrir a opção All Apps para encontrá-los.

E apagar?

Tudo bem, eu entendo. Você quer apagá-los, longe dali de verdade. Afinal de contas, eles estão desperdiçando algo.

Alguns deles, como News, Money e Get Office, podem ser desinstalados da maneira padrão. Apenas clique com o botão direito do mouse sobre eles, selecione a opção Desinstalar, e então confirme a escolha.

Mas isso não funciona com todos os aplicativos. Clique com o botão direito do mouse em Films & TV, Groove Music ou People, e não há uma opção para desinstalá-los. 

Para esses apps, use o CCleaner, da Piriform - a versão gratuita funcionará para isso.

Assim que tiver o programa pronto, selecione Tools > Uninstall. Depois selecione o app não desejado e clique para desinstalá-lo.

Um programa do Windows 10 que você não vai encontrar na lista do CCleaner é o navegador Edge. Isso porque não é possível remover o aplicativo padrão do browser.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail