Home > Dicas

Veja como resolver 3 problemas comuns no Outlook do Mac

Transição do Entourage para o tradicional software de correio eletrônico da Microsoft trouxe algumas dores de cabeça; descubra como escapar delas

Macworld/EUA

02/09/2011 às 19h18

Foto:

O Outlook 2011 foi lançado pela Microsoft como um substituto para o Entourage no ano passado. A transição no geral foi tranquila, porém, no uso diário, o Outlook pode ser irritante. O que mais impressiona é que o Entourage passou por cima de algumas situações sem problemas, enquanto que o software da Microsoft empacou, deixando o Outlook mais parecido com um downgrade do que um upgrade. Alguns desses problemas foram remediados com atualizações, mas não todos. Veja três que ainda persistem.

Responder para todos
No Entourage, ao clicar para responder uma mensagem e, mais tarde, perceber que na verdade você gostaria de ter respondido a todos os destinatários, era fácil reverter o processo. Bastava escolher “Reply to all”, abaixo da barra de ferramentas da mensagem e a troca era feita. 

No Outlook, esse recurso desapareceu. Em vez disso, caso queira ir de Reply para Reply All, é preciso descartar o rascunho da mensagem e começar uma mensagem nova, selecionando Reply All logo no início, em vez de rapidamente acessar o recurso pelo botão. Caso a constatação aconteça após escrever um longo e-mail, é preciso copiar e colar o conteúdo em uma nova mensagem. E isso é muito chato. 

Mas há informações de que a Microsoft planeja inserir novamente este recurso em uma atualização do Outlook - e esperamos ansiosamente o dia em que ela seja disponibilizada. 

 

replyentourage01.jpg
Conselho de amigo: Entourage avisava que mensagem estava sendo enviada apenas para um destinatário

 

Lixo eletrônico
A opção “This is not junk e-mail” no Entourage funcionava desta maneira: ao clicar no botão, uma janela surgia e dava a opção para o usuário classificar as mensagens como seguras, sem adicionar o remetente aos Contatos. Esse recurso conveniente também deixou de existir no Outlook: ao selecionar uma menasgem como “Not Junk”, ela é simplesmente movida para a caixa de entrada, e só. 

De acordo com uma página de ajuda da Microsoft, uma maneira de evitar que os e-mails subsequentes de um certo contato sejam classificados como lixo eletrônico é adicionar o remetente aos contatos em Message, Sender  Add to Contacts, o que não é a solução mais "democrática", mas acaba com o problema. 

Arquivos anexado
No Entourage, ao abrir uma janela para uma nova mensagem, a seção de arquivos anexados era incluída no cabeçalho da janela, abaixo da caixa de assunto. Se o usuário arrastasse um arquivo do Finder para qualquer lugar na região do cabeçalho, o documento era anexado.

Já no Outlook, a área de anexos não aparece por padrão, e isso seria trivial caso fosse possível adicionar um arquivo à mensagem simplesmente arrastando o item. O problema é que esse comando se recusa a funcionar; uma maneira de improvisar é arrastar o  arquivos na região entre as caixas de texto, e não dentro delas. Contudo, por mais que funcione, caso o conteúdo seja uma imagem, ela será inserida no corpo do texto e não como anexada, e isso, provavelmente, não é o que você deseja. 

 

barraanexo01.jpg

barraanexo02.jpg

Espremido: no pequeno espaço entre as caixas de texto, é possível (às vezes) inserir anexos às mensagens

 

O último obstáculo é que, mesmo com este método, o processo de anexar é inconsistente. Especialmente no Snow Leopard, em cerca de 25% das vezes essa técnica falha. A única maneira de evitar esse sintoma é desistir de arrastar e soltar e escolher o arquivo através de uma janela de diálogo. Para fazer isso, selecione o comando Attach na barra de ferramentas na janela da mensagem ou use o atalho Command+E (Draft, Attachments, Add). 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail