Home > Dicas

Veja como resolver problemas com bibliotecas no iTunes

Dúvidas sobre software da Apple incluem caso em que casal vai se separar e precisar decidir o que fazer com músicas compradas.

Macworld / EUA

05/12/2012 às 18h16

Foto:

Na dica desta semana, falamos sobre quatro problemas diferentes relacionados ao iTunes. As questões de leitores respondidas incluem dúvidas sobre compras de episódios de TV, compartilhamento e migração de bibliotecas, e velocidade de reprodução de podcasts.

P: Há uma maneira de limitar o que é acessível ao meu iPad quando uso o Compartilhamento Familiar com o iTunes? Nossa biblioteca do iTunes é compartilhada por toda a família, mas tenho músicas que preferia que as outras pessoas não pudessem ter acesso.

Sim, você pode escolher exatamente o que você quer compartilhar a partir da sua biblioteca do iTunes. Selecione iTunes > Preferências (Preferences), e então clique no ícone Compartilhamento (Sharing). Nessa janela, marque a opção Compartilhar Playlists Selecionadas (Share Selected Playlists) e as listas que você quer compartilhar. No topo da lista há várias bibliotecas de mídias em sua biblioteca do iTunes. Assim você pode escolher se quer compartilhar suas Músicas, Filmes, Programas de TV, Podcasts, etc. Navegue para ver as playlists que criou e decidir se quer compartilhá-las ou não.

dicaituneslibrary01.png

P: Alguns episódios que baixei pelo iTunes não trazem mais as suas respectivas descrições. Como resolver isso?

A descrição de um episódio de TV é uma tag que você pode editar. Para fazer isso, selecione o episódio, aperte Command+I, e então clique na aba Vídeo. Você pode colocar qualquer texto que preferir no campo Descrição (Description).

dicaituneslibrary02.png

Se estiver em busca de descrições, vale a pena dar uma olhada no IMDB. Caso goste das opções do site, basta colar o conteúdo no campo indicado acima do iTunes. Outra opção pode ser a Wikipedia, que traz descrições de muitos programas de TV.

P: Após anos compartilhando uma única biblioteca do iTunes, qual a melhor maneira para migrá-la quando os donos se separam? Todas as faixas foram compradas usando a mesma conta da iTunes Store, e todas as músicas adicionadas ficam na mesma biblioteca. Se ambos os donos possuem uma cópia da música, e a conta mudar de senha, o outro dono ficará impossibilitado de ouvir as faixas compradas? Todas as músicas estão no iTunes Match agora.

O único problema que você terá com as músicas compradas é se elas ainda tiverem DRM (direitos autorais); como você disse que elas estão no iTunes Match, isso é improvável (apesar de que pode poderia ter algumas faixas que não podem receber upgrade pelo Match). Note que isso não se aplica a vídeos, livros, ou apps, que são protegidos por DRM. Esses itens estão ligados à conta de compra para sempre. (E você levantou um ponto interessante: a Apple deveria fornecer uma maneira de dividir a biblioteca nesse caso.)

Quanto ao iTunes Match, como vocês provavelmente vão mudar a senha para a conta ao qual ele está ligado, apenas uma pessoa poderá acessar essas músicas.

No entanto, legalmente as duas pessoas não podem manter cópias das músicas. Se vocês estiverem morando juntos, podem compartilhar; caso contrário, deveriam dividir a coleção.

P: Há uma maneira de controlar a velocidade de reprodução dos podcasts e áudiolivros no iTunes? O computador obviamente tem muito mais poder de processamento do que seus “irmãos mobile”, mas não consigo encontrar esse recurso.

Não, infelizmente o iTunes não oferece essa opção. Mas se você ouve podcasts em um Mac, há como ouvi-los de maneira mais rápida com o QuickTime Player.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail