Home > Dicas

Veja como resolver problemas com listas e gêneros no iTunes

Dicas rápidas trazem soluções para questões mais básicas e úteis para o software de mídia da Apple.

Macworld / EUA

24/08/2012 às 16h31

Foto:

Recebemos muitas perguntas sobre o funcionamento básico das listas  e classificação do iTunes. São coisas que podem não ser muito óbvias, mas que são práticas para saber e podem tornar seu uso do software mais eficiente. Confira abaixo algumas dicas interessantes para o programa de gerenciamento e reprodução de conteúdo da Apple.

P: Não consigo saber quais das muitas playlists que possuo estão realmente tocando. Elas estão todas listadas na parte esquerda da tela, mas não vejo nenhum indicativo de qual está sendo reproduzida. Como posso descobrir isso?

Não há como saber no iTunes qual playlist está tocando. Se você começou a reproduzir faixas em uma playlist, e depois clicou em outro item, a playlist com as músicas não ficará diferente de nenhuma maneira. No entanto, há um jeito para pular imediatamente para a música que você está ouvindo no momento: pressione Command+L. Isso vai destacar a faixa sendo reproduzida, a faixa será realçada lá; se você começou a tocar na sua biblioteca de música, o iTunes vai colocar um destaque lá. 

P: Eu gosto de colocar minha biblioteca inteira do iTunes (cerca de 10 mil faixas) no modo Shuffle e ouvir o que aparecer na lista. Mas não quero que o gênero Festas (e ocasionalmente outros gêneros) sejam incluídos. Como posso fazer isso sem precisar construir uma playlist de 9.700 músicas que omita as 300 faixas do gênero Festas?

O iTunes oferece uma configuração para excluir as faixas do Shuffle. Neste caso, vá até sua Biblioteca de Música e então exiba o Navegador de Coluna/Column Browser (aperte Command+B se ele não estiver visível). Clique no gênero que quer excluir do Shuffle. (Se não visualizar uma opção de Gênero, vá em Visualizar -> Navegador de Coluna e selecione Gêneros para adicionar nessa coluna.) Selecione todas as faixas, então aperte Command+I para exibir a janela de informações. Clique na aba Opções, então selecione Sim no menu pop-up próximo a opção Pular quando estiver em Shuffle (Skip When Shuffle). Clique em Ok e o iTunes vai evitar que todas essas faixas entrem no modo Shuffle, tanto no iTunes quanto em qualquer aparelho iOS/iPod. Você pode fazer isso com qualquer gênero que queira excluir desse modo aleatório de reprodução.

Se quiser mudar de volta – digamos quando estiver na época de Natal – apenas selecione todas as faixas e mude a configuração para Não.

Outra alternativa seria criar uma playlist inteligente com músicas cujo gênero não seja Festas e usá-la como a base para o seu Shuffle.

P: Já ripei centenas de CDs pelo iTunes e muitos deles de alguma maneira foram classificados como compilações. Por causa disso, quando olho na listagem de artistas não consigo encontrar essas bandas. Preciso saber que eles estão em Compilações e olhar nesse setor. Como consigo fazer esses discos aparecerem pelos nomes dos artistas?

Quando o iTunes pega informações de tags para um CD, algumas vezes esses dados são configurados erroneamente na tag Compilações. Mas você pode mudar isso. Selecione todas as faixas que quiser mudar, então aperte Command+I e clique na aba Opções da janela de informações. Depois em Parte de uma Compilação (Part of a Compilation), selecione Não no menu pop-up e então clique em OK.

P: Existe uma maneira de estabilizar todas as minhas músicas no iTunes para que quando eu acionar o Shuffle não precise ficar ajustando o volume?

Na teoria, sim. E a solução é chamada Verificação de Som (Sound Check). Para usá-la, vá até o iTunes -> Preferências e selecione a aba Reprodução. Agora marque a opção Verificação de Som. Quando fizer isso, o iTunes vai começar a analisar suas músicas, e aplicar um ajuste de volume positivo ou negativo a elas. Quando você reproduzir suas músicas, esses ajustes serão levados em conta.

Mas você deveria saber que esse recurso está longe de ser perfeito. O ITunes determina o volume médio de uma faixa, por isso uma música que começa suavemente e termina barulhenta ainda pode soar sem equilíbrio em relação a faixa anterior ou posterior a ela.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail