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Veja como resolver problemas com o novo sistema iOS 6

Apesar das críticas maiores aos Mapas, OS do iPhone e iPad também apresenta outros bugs. Saiba quais são e suas possíveis soluções.

Macworld / EUA

28/09/2012 às 18h15

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A rápida adoção do iOS 6 é impressionante. Estimativas iniciais apontam que entre 25% e 35% de todos os iPhones já rodavam o novo sistema nas primeiras 48 horas do lançamento.

Com todos esses usuários migrando para o novo iOS, era de se esperar que todos os bugs que tenham passado pelos testes beta da Apple fossem descobertos e publicado na web rapidamente. E foi exatamente isso que aconteceu.

Uma ótima parada inicial para verificar relatos de bugs é a seção iOS das Comunidades de Suporte da Apple. Dois itens relacionados ao hardware nos chamaram a atenção: curta duração de bateria e perda de conectividade Wi-Fi. Outros problemas do iOS 6, como o iTunes Match, vão além do que o falado nos fóruns da Apple. Confira abaixo os principais deles e possíveis soluções.

Bateria curta

Um número significativo de usuários do iPhone alega que a bateria dos seus iPhones acaba de maneira surpreendentemente mais rápida no iOS 6. Apesar de a maioria das reclamações ser ligada a pessoas fazendo upgrade de um iPhone mais antigo para o novo iPhone 5, o bug também parece afetar quem fez o update para o iOS 6 em um iPhone 4 ou 4S. Ainda não está clara qual a porcentagem de usuários que sofre com esse problema. Certamente não é a maioria deles, senão o caso teria muito mais publicidade.

Se você é um desses infelizes usuários afetados pelo bug, a solução mais comumente sugerida é abrir o app Ajustes, ir em Geral -> Redefinir. Nessa seção, escolha Redifinir Todos os Ajustes. Após fazer isso, será preciso reajustar diversas configurações personalizadas, mas o problema com a bateria deve estar resolvido.

Dizemos “deve estar” porque, como sempre nesses casos, não há uma única solução que funciona para todo mundo. Uma repentina diminuição da duração de bateria pode acontecer com todos os usuários de iPhone a qualquer momento. Por exemplo, há cerca de um mês, meu iPhone 4S rodando iOS 5 desenvolveu uma “síndrome de bateria curta”. Quando isso aconteceu, meu primeiro passo foi verificar por aplicativos que são conhecidos por “sugar” a bateria do aparelho mesmo quando não estão ativos (em segundo plano). O principal suspeito era um app de navegação GPS que continua a traçar uma rota em background. Acionei a barra multitarefa e fechei vários criminosos. Para ser extra-cuidadoso, abri o Ajustes e desabilitei os Serviços de Localização. Nada disso adiantou.

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No final, por sugestão de um funcionário Genius de uma Apple Store, fechei todos os aplicativos na barra multitarefa. Isso levou algum tempo, já que havia dezenas de apps no local. Mas acabou funcionando. A duração da bateria imediatamente voltou ao normal. Apesar de minha barra multitarefa estar cheia de apps novamente, o problema não retornou. Por isso, nosso palpite é que esse era um bug intermitente que afeta alguns aplicativos não-identificados.

Perda de conexão Wi-Fi

Várias tópicos de Comunidades de Suporte da Apple citam a perda de conectividade Wi-Fi no iOS 6. Em um tópico enorme intitulado “iOS 6 WiFi Disabled”, os usuários informavam que a opção Wi-Fi em seus aparelhos aparecia apagada (em cinza) e sem poder ser selecionada. Outro tópico no fórum cobre um problema relacionado a Wi-Fi específico do iPhone 5: “Meu iPhone 5 se conecta a redes Wi-Fi e lembra delas, mas não recebe absolutamente nenhum dado por meio da rede. Sem problemas no 3G e LTE.”

Diversas soluções potenciais são oferecidas, mas não aparece haver nenhuma que suporte universalmente os aparelhos com iOS 6. Alguns usuários só conseguiram restaurar o acesso Wi-Fi  ao fazer o downgrade de volta para iOS 5 (o que nem é mais possível para a maioria dos usuários agora). A boa notícia é que, apesar desse alto número de reclamações, a maioria dos donos de iPhone não parece estar sofrendo com esse problema.

Nota: algumas perdas de conexão Wi-Fi podem se originar de uma interação problemática entre conexões Wi-Fi e de dados celulares. Vários usuários descobriram que desabilitar os Dados de Celular/ Ativar 3G faz o Wi-Fi voltar a funcionar. Outros informam que os dados são encaminhados pela conexão de dados celulares do iPhone mesmo quando o aparelho está em uma rede Wi-Fi. De acordo com uma teoria (que não podemos confirmar como precisa), tudo isso pode ser consequência de um recurso que seria adicionado no iOS 6, mas parece ter sido abandonado de última hora: WiFi + Conexão Celular. Os problemas poderiam ocorrer por essa ferramenta continuar erroneamente habilitada em alguns iPhones 5. Se for isso mesmo, quase certamente exigiria uma atualização da Apple para ser corrigido.

Músicas que somem

Após fazer o upgrade para o iOS 6, alguns usuários descobriram que as músicas no aplicativo Música haviam sumido. Isso parece acontecer apenas se o iTunes Match estiver habilitado. O problema é que as músicas continuam listadas sem poderem ser reproduzidas, com todas aparecendo com uma duração de 0:00 – ou há uma tela única no app Música que diz “Sem Dados” (“No Data”).

Uma possível causa para o bug é que o iTunes Match não está habilitado mesmo você achando que ele esteja. Isso aconteceu no meu iPad. Abri o Ajustes e selecionei para habilitar o iTunes Match (também é possível fazer isso nas configurações do iTunes, App Stores ou Música). Apesar dessa solução parecer funcionar, ao sair e depois retornar a esse ajuste, você verá que a opção iTunes Match foi revertida para Off. Se a sua biblioteca de músicas é inteiramente baseada no iTunes Match, isso poderia explicar a razão pela qual não há nada disponível.

A solução mais simples, se funcionar, é ir até Ajustes -> Geral -> Redefinir e selecionar a opção Redefinir Ajustes de Rede. Isso funcionou comigo. Precisei reconectar no Wi-Fi. Depois disso, ao habilitar novamente o iTunes Match, ele continuou dessa forma. O app Música agora mostra todas as faixas que estavam no meu armazenamento do iCloud.

Se essa solução não resolver, você pode ter sucesso com algo mais extremo. Por exemplo, um patch recomendado envolve conectar seu iPhone ao Mac e, usando um utilitário de Mac como PhoneView, navegar até Disco -> Controle do iTunes -> iTunes. A partir daí, apague os três arquivos da biblioteca de mídia (MediaLibrary).

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Apps de terceiros “incompatíveis”

Como em qualquer upgrade iOS, vários aplicativos de terceiros exigirão uma atualização para serem compatíveis com o novo sistema. Se, após atualizar para o iOS 6, um aplicativo começa a “dar pau” na abertura ou exibir outros sintomas estranhos, certifique-se de que você tem a atualização mais recente do aplicativo.

Se você tem a versão mais recente, e o problema persiste, apague o aplicativo do seu aparelho iOS (mas antes certificando-se de fazer backup de dados e/ou documentos associados a eles) e então baixe-o novamente. Isso deve resolver o problema.

Se nada disso responder, informe o problema para o fabricante do app e verifique se eles possuem uma atualização com a correção chegando em breve.

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