Home > Dicas

Veja como se livrar do vício pelo Instagram e melhorar suas fotos no iPhone

Aplicativo de fotos comprado pelo Facebook pode irritar com efeitos já prontos. Dicas e apps de edição ajudam a melhorar imagens feitas no smartphone.

PC World / EUA

10/08/2012 às 14h43

Foto:

Seu iPhone está cheio de fotos com tons alaranjados? Você vê um potencial efeito vintage em tudo ao seu redor? Às vezes se pega pensando coisas como, “Esse papel de chiclete ficaria muito mais interessante com um efeito lo-fi?”

Então repita depois de mim: “Oi, meu nome é (insira aqui), e sou um viciado no Instagram.”

Bom trabalho. Todos sabemos que o primeiro passo para a recuperação é admitir que você tem um problema. E agora, com isso fora do caminho, podemos começar a olhar para diferentes maneiras de resolver a situação.

Acredite se quiser, mas a maior parte da edição de fotos exige nada mais complicado do que as ferramentas disponíveis até mesmo nos programas mais básicos de edição de imagens. No entanto, aprender quais ferramentas usar e quando utilizá-las exige um pouco de tentativa e erro.

Leia também

- Conheça 7 alternativas para o Instagram no iPhone

- Como tirar fotos melhores com o seu iPhone

instagram01.jpg

Instagram foi comprado neste ano pelo Facebook por US$1 bi

Faça uma tentativa – e antes que perceba, você pode estar fazendo suas próprias fotos livres de filtros prontos sem submeter seus amigos a uma quantidade interminável de efeitos cansativos no estilo do Instagram.

Segundo passo para a recuperação: entender o problema.

Instagram: não é tão ruim assim

O mestre da fotografia Ansel Adams disse uma vez: “Uma boa fotografia é saber onde se posicionar.”

É um bom conselho. Fotografia é, afinal de contas, apenas um instante congelado do que vemos todos os dias. E é claro que qualquer um que visita um parque como o Yosemite (um dos locais favoritos de Adams), nos EUA, consegue ver o Half Dome (OQ) em toda a sua glória a partir de vários locais diferentes e amigáveis à fotografia.

Assim como Adams usava a tecnologia disponível para ele na revelação para conseguir o máximo de suas imagens, os fotógrafos de hoje – amadores e profissionais – sabem que o que eles fazem após soltar o disparador é essencial para alcançar os resultados que buscam. E isso é verdade esteja o obturador em uma câmera ou em um smartphone.

O que acontece quando tecnologia de edição de imagens torna-se disponível para massas de aprendizes de fotografia sem conhecimento? Estamos descobrindo agora.  Os principais “criminosos” são fotógrafos que usam excessivamente aplicativos para smartphones como Instagram, que aplicam efeitos prontos às fotografias.

Apesar de esses efeitos poderem funcionar muito bem para algumas poucas imagens precisosas (um ancinho antigo apoiado em uma garagem pode ficar fantástico com um efeito vintage), um passo importante para se recuperar de um vício indiscriminado pelo Instagram é limitar seu uso desses filtros.

instagramiphone01

Excesso de fotos com o Instagram pode irritar os usuários

Na verdade, com tantas imagens nebulosas e granuladas do Instagram inundando nossos feeds de fotografias, uma foto naturalmente editada (livre de efeitos prontos) realmente se destaca.

O Instagram merece um pouco de crédito. É uma ótima maneira para fazer as pessoas pensarem de maneira fotográfica sobre os objetos e cenas ao redor delas. Em um mundo em que qualquer um pode tirar uma foto a todo momento, o Instagram fornece uma entrada fácil de usar ao mundo da manipulação de imagens. Mas uma vez que você começa a levar um pouco mais a sério essa história de tirar fotos, é preciso expandir seus horizontes e ir além do uso de filtros a partir de presets.

Editando na tela pequena

Edição de fotos nas pequenas telas de smartphones apresenta alguns desafios, mas alguns apliactivos tornam esse processo muito mais fácil – e até mesmo divertido algumas vezes.

Uma ótima opção para editar fotos de maneira natural e livre de presets em qualquer lugar é o Adobe Photoshop Express. Esse aplicativo surpreendentemente poderoso traz muitos dos recursos padrão de edição de fotos em uma interface fácil de usar, incluindo ajustes para exposição, saturação, contraste, matiz, cortar, e mais. O software também fornece atalhos para compartilhar suas imagens retocadas no Facebook, Twitter, e Photoshop.com.

Apesar de ser gratuito, vale notar que muitos efeitos e opções bacanas de edição só estão disponíveis por meio de compras dentro do aplicativo, com preços que variam entre 2 dólares e 5 dólares.

photoshopexpressios10

A diferença em uma foto usando o Photoshop Express: antes à esquerda e depois no lado oposto

Outra opção na App Store é o PhotoForge2. Esse aplicativo te custará 3 dólares, mas fornece as mesmas ferramentas básicas de edição do Photoshop Express. O PhotoForge 2 também possui uma variedade de recursos relativamente avançados como camadas e máscaras, te dando mais liberdade para mexer com as suas imagens. Assim como o Photoshop Express, o PhotoForge possui suporte embutido para redes sociais para que você compartilhe suas fotos no Facebook, Twitter, Flickr, entre outros serviços parecidos.

O aplicativo HDR+ Camera (US$2) para aparelhos iOS oferece uma outra ferramenta para fazer suas fotos ficarem ótimas. O aplicativo te permite combinar várias fotos em uma imagem HDR (High Dynamic Range), que são ótimas para fotografias tiradas em locações externas, onde variadas diferenças de iluminação podem afetar o resultado final.

O modo HDR funciona ao manter os melhores detalhes de cada imagem e jogar fora o resto, assegurando assim que você não perca nenhum detalhe por sub ou sobre-exposição. Ambos os aplicativos HDR te permitem incluir também algumas ferramentas básicas para editar suas imagens HDR, mas os aplicativos citados anteriormente oferecem melhores opções de edição.

Além do que falamos acima e desses aplicativos de edição e HDR, também é importante sempre prestar atenção em três aspectos essenciais para a qualidade das suas imagens: iluminação, contraste e temperatura (de cor).

E é isso aí pessoal. A estrada para a recuperação pode ser pavimentada com celeiros vintage e gatos laranja, mas com um pouco de trabalho você pode acabar com seu vício no Instagram e levar suas fotografias para outro nível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail