Home > Dicas

Veja como simplificar e agilizar a instalação do Windows 7

Manter os dados de usuários em uma partição ou drive diferende de onde está o sistema operacional reduz problemas de instalação.

Mitchell Ashley, da Network World/EUA

15/10/2009 às 13h49

win_7_install_now_150.jpg
Foto:

win_7_install_now_150.jpgDesde que a Microsoft anunciou o Windows 7 em 2008, várias versões de teste foram apresentadas (Windows 7 pre-public beta; Windows 7 public beta; Windows 7 RC e Windows 7 RTM). PC World (EUA) passou por todos os processos de instalação de todas elas, pelo menos duas vezes cada.

Agora a Microsoft diz que pode levar de meia hora até 20 horas para completar a instalação de uma cópia nova ou para fazer o upgrade, respectivamente. Se você está fazendo a migração para o Windows 7 a partir do XP, saiba que terá pela frente o prior cenário. De qualquer forma, se você dispuser de tempo, recomendamos fazer uma instalação limpa, mesmo no caso de ter o Vista instalado (nesta situação - e somente nesta - é possível fazer o upgrade); é mais demorado, mas o resultado será melhor.

Leia também:
> Windows 7: review completo
> Como migrar para o Windows 7
> Teste de desempenho com o Windows 7
> Prerrequisitos para quem quer instalar o Windows 7

Em qualquer dos casos, é possível tornar a instalação do novo sistema operacional mais rápida se você tiver seus dados e configurações organizados adequadamente. A primeira ação a fazer é manter seus dados - todos eles - em uma partição (ou HD) separada.

E que dados seriam esses? Suas pastas de documentos (arquivos do Word, planilhas, apresentações), downloads (inclusive de aplicativos), arquivos PST e OST do Outlook (onde as mensagens e informações da agenda estão guardados), Favoritos, músicas, vídeos, imagens... todas as pastas que estiverem em Meus Documentos ou outra, caso tenha optado por guardar as informações em um diretório diferente.

windows7_02.jpg

Além disso, muitos aplicativos não utilizam a pasta Meus Documentos para armazenar seus dados - em vez disso, colocam os dados na própria pasta do aplicativo (ou outra qualquer). Descubra que aplicações fazem isso e realoque os dados na outra partição ou drive. Não se esqueça de alteraar a configuração do aplicativo para que ele passa a ler e salvar os dados na nova localização.

Com uma partição separada, instalar um novo sistema operacional (qualquer um, aliás) fica muito mais fácil. Instale o Windows 7, faça os ajustes necessários nas configurações, instale também seus aplicativos e ajuste a configuração de cada um deles para que acessem seus dados no drive/partição onde estão alocados.

Mas alguns aplicativos, como o Outlook, são mais complicados. Depois de terminar a instalação do Outlook, vá até o Painel de Controle, abra a opção Email, Arquivos de Dados e Adicionar um novo arquivo de dados. Então aponte onde quer que seus arquivos PST e OST fiquem na partição de dados, e nomeie o novo arquivo como padrão.

Mas se você não tem uma partição separada já configurada para armazenar seus dados (ou mesmo um drive externo), o melhor período para fazer isso é durante ou logo após a instalação do Windows 7. Normalmente os discos já vêm com bastante espaço, portanto separe cerca de 80GB para o Windows 7 e o restante para a partição de dados antes de começar.

Ou então, logo após terminar a instalação, acesse o Gerenciador de Disco, na área de Gerenciamento do Computador, dentro das tarefas Administrativas. Então, reduza o tamanho da partição com o Windows 7 e crie uma nova partição. E siga os passos anteriores.

Este processo pode ser complicado, especialmente se você não estiver fazendo uma instalação com um disco novo (principalmente no Vista), portanto recomendamos que crie essa nova partição logo após instalar o sistema ou antes de começar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail