Home > Dicas

Veja como sincronizar os bookmarks do Chrome em vários computadores

Função agregada à nova versão do navegador do Google facilita a sincronização e o acesso aos endereços favoritos do usuário.

Ian Paul, PC World/EUA

19/08/2009 às 15h10

ilustra-chrome_150.jpg
Foto:

ilustra-chrome_150.jpgO Google informa que a desenvolvimento do Chrome (Google Chrome Dev), o browser do gigante de buscas, traz uma função que permite salvar e sincronizar os bookmarks salvos pelo usuário em qualquer outro computador que rode a mesma versão do software.

Para isso, o Chrome utiliza o Google Docs e a conta que o usuário tiver lá para armazenar os bookmarks que ficam, assim, disponiveis para serem acessados a partir de outras máquinas.

Como fazer
Para conseguir utiliza a nova funcionalidade, deve-se acessar a página de desenvolvimento do Google Chrome e baixar o navegador na versão Dev Channel. Depois que fizer isso, você só precisa adicionar na linha de comando “—enable-sync” e pronto.

Parece fácil né? E mudar a linha de comando não é mesmo tão difícil como se imagina. Se você possui Windows, siga os passos abaixo para realizar essa tarefa:

1 - Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Chrome e selecione Propriedades.

2 - No topo da janela que abrir clique na aba Atalho.

3 - A terceira linha, onde está escrito Destino, deve ter escrito algo como: "C:\Users\Username\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe"

4 – Posicione o cursor no final da frase, dê um espaço (com a barra de espaço) e então digite: --enable-sync (é importante digitar este novo comando depois das aspas e de ter incluído um espaço)

propriedades_Chrome-350.jpg

A linha de comando deve ser completada conforme a imagem

5 – Agora sua linha de comando deve parecer como esta: "C:\Users\Ionut\AppData\Local\Google\Chrome\Application\chrome.exe" --enable-sync

6 – Clique em Aplicar e depois dê OK.

7 – Feche e abra novamente o Chrome e então você verá, dentro do menu Ferramentas, uma opção sync bookmarks.

8 – Selecione a opção sync bookmarks e uma janela pop-up irá aparecer, pedindo seus dados de acesso para o Google (login e senha)

9 – Digite seus dados e pronto.

google_login_350.jpg

Janela para acessar sua conta do Google Docs

Uma vez que fez essa configuração, todas as suas marcações favoritas estarão armazenadas no Google Docs. Agora, o que você precisa fazer é instalar a versão Dev do Chrome em todos os computadores que você utiliza, habilitando a linha de comando ‘enable sync’ em cada uma das máquinas e a sincronização estará pronta.

google_docs_580.jpg

Depois de configurar as linhas de comando, os bookmarks estarão disponíveis no Google Docs

Em nossos testes o Chrome sincronizou os novos bookmarks quase que instantaneamente com o Google Docs. O único lado negativo é que você não pode carregar os bookmarks do Firefox ou outros browsers diretamente para o Google Docs, ou fazer qualquer alteração na pasta bookmarks (salvo a opção apagar).

A sincronização dos bookmarks no Chrome pareceu ser uma boa e simples ferramenta e esperamos que o Google estenda essa função para dispositivos móveis também.

Nota: tentamos ativar essa função no Chrome para Mac OS X, mas não tivemos sucesso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail