Home > Dicas

Veja quais foram nossos componentes para PC favoritos em 2013

Processadores, GPUs, discos rígidos, teclados… muitas peças e acessórios passaram por nós ao longo do ano, mas estas deixaram uma marca em nossos corações.

Michael Brown, PCWorld EUA

18/12/2013 às 18h07

Pecas2k13_Abre-435px.jpg
Foto:

A arquitetura aberta dos PCs é um de seus melhores recursos. Você pode extender a vida útil de uma máquina “velhinha” substituindo quase todos os seus componentes principais. Se ela não consegue mais rodar os jogos mais recentes, troque a placa de vídeo. Se demora demais para converter vídeo, faça um upgrade do processador. Para aproveitar novas tecnologias como USB 3.0 e Thunderbolt 2.0, troque a placa-mãe.

Existem mil maneiras de fazer um upgrade, e se você está pensando em um este guia pode ajudar. Aqui estão os nossos componentes favoritos em 2013, além de alguns acessórios bem legais.

Processador Intel Core i7-4770K x86

Os principais benefícios da arquitetura Haswell da Intel são o consumo de energia reduzido e os melhores gráficos integrados. Em termos de desempenho ela não representa um grande salto em relação à geração anterior, mas ainda está muito à frente dos concorrentes.

pecas2k13_corei7-580px.jpg
Intel Core i7-4770K

Para os entusiastas interessados em montar seus próprios PCs desktop, o Intel Core i7-4770K é o processador a comprar. Ele é “destravado”, ou seja, você é livre para fazer um overclock e tentar conseguir ainda mais desempenho.

Se o Core i7-4770K não é rápido o suficiente para você, considere um processador Ivy Bridge da série E. Eles são baseados em uma microarquitetura um pouco mais antiga e não tem todos os recursos de economia de energia dos Haswell, mas são incrivelmente rápidos e também vem destravados.

Placa-mãe ASUS Z87 Deluxe

Se você está montando um novo PC baseado em um processador Intel Haswell, não irá encontrar uma placa-mãe com mais recursos do que a Z87 Deluxe da ASUS. Esta gracinha tem de tudo, inclusive uma interface Thunderbolt 2.0.

asus-z87-deluxe-100159902-gallery.jpg
ASUS Z87 Deluxe

blackfriday50889ciodgf.jpg

Também há outros recursos interessantes, incluindo três slots PCIe x16, 10 portas SATA capazes de transferir dados a 6 Gigabits por segundo, oito portas USB 3.0 e um adaptador Wi-Fi 802.11ac integrado. E convenientemente ela suporta tanto a tecnologia CrossFire da AMD quanto a SLI da Nvidia para trabalhar com múltiplas placas de vídeo.

GPU AMD Radeon R9 290X

Os processadores Intel Haswell podem ter gráficos integrados muito melhores que os chips da geração anterior, mas se você é um gamer vai querer uma GPU dedicada para rodar jogos como BioShock Infinite, Tomb Raider e Battlefield 4 em alta resolução e alto framerate. A AMD e a Nvidia passaram o ano perseguindo uma à outra. E embora a Nvidia tenha sido a vencedora em termos de desempenho geral, a AMD Radeon R9 290X é minha favorita.

pecas2k13_r9290x-580px.jpg
AMD Radeon R9 290X

Em vez de concentrar apenas em velocidade, os engenheiros da AMD expandiram seu foco para incluir também o processamento de som dos jogos. Ainda é um pouco cedo, mas estou realmente animado com a tecnologia AMD TrueAudio, que promete ajudar os desenvolvedores a explorar novos mundos na qualidade sonora.

GPU Nvidia GeForce GTX 780 Ti

Se a AMD Radeon R9 290X é um carro esporte, a Nvidia GeForce GTX 780 Ti é um “Muscle Car”. Este mostro combina a melhor GPU da Nvidia, a GK110 com 3 GB de RAM GDDR5 operando a inacreditáveis 7 GHz. A GTX 780 Ti é mais rápida que a GTX Titan, também da Nvidia, que já era a placa de vídeo com uma única GPU mais rápida no planeta.

pecas2k13_gtx780ti-580px.jpg
Nvidia GeForce GTX 780Ti

No exterior as placas baseadas na GTX 780 Ti custam cerca de US$ 150 a mais do que aquelas baseadas na AMD Radeon R9 290X, e não tem os mesmos recursos especiais para processamento de áudio, mas se você quer absolutamente o melhor desempenho em games, a Nvidia tem o que você procura.

Fonte de alimentação Corsair AX 1200i

Um PC poderoso precisa de uma fonte de alimentação confiável. E não importa se você está montando uma estação de trabalho ou uma máquina para games, a Corsair AX1200i é uma das melhores que seu dinheiro pode comprar.

pecas2k13_corsair-580px.jpg
Corsair AX1200i

Como o nome indica, a AX1200i entrega estonteantes 1200 watts de potência para seu sistema, e tem certificação 80 Plus Platinum, o que significa que é altamente eficiente, desperdiçando na forma de calor menos de 10% da energia elétrica que consome quando operando sob carga máxima.

HD WD Black 4TB WD4003FZEX

Os SSDs são imbatíveis na velocidade, mas quando falamos em capacidade de armazenamento um “bom e velho” HD mecânico é a melhor solução. E ele nem precisa estar dentro de seu PC. Ligue-o a um NAS em sua rede e você poderá acessar seus arquivos em qualquer um de seus aparelhos (seja um PC, tablet, smartphone ou console) de qualquer lugar onde tenha acesso à internet.

pecas2k13_wdblack-580px.jpg
WD Black WD4003FZEX

Nosso HD favorito no momento é WD4003FZEX, parte da série WD Black da Western Digital. A capacidade de armazenamento é de impressionantes 4 TB e os discos internos giram a 7200 RPM, o que significa que você poderá acessar seus arquivos rapidamente. Os preços deste disco tendem a variar bastante, então faça uma boa pesquisa antes de comprar.

Mouse para gamers Razer Ouroboros

Não importa se foram feitos para jogos ou produtividade, a maioria dos mouses é feita para os destros. Mas o Razer Ouroboros é um sensacional mouse para games, não importa qual seja sua mão dominante. Ele também foge do padrão pelo fato de ser um mouse sem fio, mas isso é um opcional. Se preferir você pode plugar um cabo USB e usá-lo como um mouse convencional.

pecas2k13_ouroboros-580px.jpg
Razer Ouroboros

Você pode personalizar o comprimento do mouse, trocar vários painéis magnéticos para mudar sua textura ou formato e programar praticamente qualquer um de seus botões (com exceção do botão esquerdo) para fazer o que você quiser. Se você é um gamer, este é o mouse dos seus sonhos.

Teclado e mouse ergonômicos Microsoft Sculpt

pecas2k13_sculpt-580px.jpg
Microsoft Sculpt Ergonomic Keyboard

Você não precisa ser um gamer para querer um teclado e mouse de qualidade. E a Microsoft lançou neste ano um “combo” sem fios maravilhoso chamado Sculpt Ergonomic Keyboard. O teclado tem um visual meio estranho, com um design ondulado e um espaço entre os lados esquerdo e direito, mas é muito confortável digitar nele. O formato "bulboso" do mouse vai deixar os canhotos loucos, mas os destros irão adorar a forma como ele se encaixa aos contornos da mão. E o preço (US$ 130 nos EUA pelo kit com teclado, teclado numérico separado e mouse) não é tão alto assim.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail