Home > Notícias

Veja quais smartphones podem ter preço reduzido com isenção de impostos

Consultamos os fabricantes para saber quais aparelhos serão beneficiados com a recente isenção do PIS e COFINS. Queda nos preços no varejo deve ser de ao menos 9.25%.

Rafael Rigues

12/04/2013 às 11h42

Foto:

Uma portaria publicada recentemente pelo Ministério das Comunicações isenta algus modelos de smartphones produzidos no Brasil de impostos como o PIS/PASEP e o COFINS. Para o consumidor isso é uma boa notícia, já significa uma redução de pelo menos 9,25% no preço final dos aparelhos. 

Mas nem todos os smartphones serão beneficiados pela medida. Para que isso aconteça é necessário que os fabricantes e aparelhos atendam a alguns requisitos técnicos. Além da fabricação nacional, os aparelhos devem ter um sistema operacional que possibilite o desenvolvimento de aplicativos por terceiros (conhecido como SDK), capacidade de conexão a redes Wi-Fi, tela com tamanho igual ou superior a 2.8 polegadas, teclado QWERTY, seja físico ou virtual e, mais importante, incluir aplicativos pré-instalados desenvolvidos no Brasil.

Conversamos com os cinco principais fabricantes no mercado nacional (Nokia, Samsung, LG, Sony e Motorola) para ter um panorama de quantos, e quais, modelos poderão receber a desoneração fiscal. Encontramos ao menos 32 aparelhos, que vão de modelos de entrada que custam atualmente R$ 300 a "super smartphones" de R$ 1.400. Confira a lista.  

Quem é isento?

Segundo a Nokia, sete de seus aparelhos se engradam nos critérios estabelecidos pelo Ministério das Comunicações. Os modelos beneficiados são o Lumia 820, 720 (que será lançado em maio), 620 e 520, todos com o Windows Phone 8, o Lumia 710, com o Windows Phone 7.5 e os Asha 302 e 311, que rodam o sistema operacional Symbian.

Já na Motorola serão 14 os aparelhos beneficiados. Segundo a empresa, a isenção de impostos "deverá representar uma redução entre 10% e 13% no preço final dos produtos". Os modelos são todos baseados no sistema operacional Android: Motorola Spice Key, Motorola Fire, Motorola Defy Mini, MotoSmart ME, MotoSmart, Motorola Spice XT, Motorola Defy Pro, Motorola Atrix TV, Motorola RAZR i, Motorola RAZR D1, Motorola RAZR D3, Motorola RAZR, Motorola RAZR MAXX e Motorola RAZR HD.

Na LG o número de smartphones beneficiados pela medida chega a 12. São eles o L3, L3 II, L5, L5 II e L7 II (nas versões single e dual-chip), além do L7 e L9 (single-chip). Todos são membros da família Optimus, baseada no sistema operacional Android.

A Sony Mobile não pôde nos informar, até o momento da publicação deste artigo, quais de seus aparelhos serão beneficiados. Consultada por nossa equipe, a Samsung preferiu não se pronunciar sobre o tema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail