Home > Notícias

Venda de celulares cresce menos no 3º trimestre, diz IDC

Os fabricantes de celulares venderam 299 milhões de aparelhos no 3º tri, crescimento de 3,2% sobre mesmo período de 2007.

Computerworld/EUA

31/10/2008 às 11h55

Foto:

Os fabricantes de celulares venderam 299 milhões de
aparelhos no terceiro trimestre, crescimento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, mas bem abaixo do aumento de 20% que
geralmente é visto na época em que as lojas preparam os estoques para
as vendas de Natal, segundo o IDC.

O Gartner já havia alertado para uma possível queda de até 27% nas vendas de celulares em 2008, reflexo da crise financeira mundial.

As vendas e receitas dos  fabricantes de celulares caíram em quase todas as linhas, disse Ryan Reith, um analista do IDC. Os preços médios de venda já começaram a cair, enquanto campanhas de marketing para o Natal começaram a acelerar.

Em setembro, o IDC previu que o total de celulares vendidos em todo o ano de 2008 seria de 1,26 bilhão, um crescimento de 10,4% sobre 2007.

Apesar do crescimento mais lento do mercado de celulares, os smartphones tiveram fortes ganhos, relatou o IDC. Embora não tenha separado os smartphones dos demais aparelhos, o iPhone 3G e o G1 estão atraindo tanto usuários avançados quanto novos.

A Nokia esteve na primeira posição novamente no trimestre, com mais de 39% de participação no mercado e 118 milhões de unidades vendidas no período.

A Samsung tem 17% de participação, enquanto a Sony Ericsson, 8,6%. A Motorola ficou com 8,5% do mercado de celulares e a LG, 7,7%, segundo o IDC, que não listou a Apple ou a Research in Motion, fabricante do BlackBerry.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail