Home > Notícias

Venda de chips bate recorde e Intel avança impulsionada pelo Atom

Fabricante lidera com 81,1% do mercado total, seguida pela AMD (18,7%) e pela Via Technology, com um share de apenas 0,5%.

IDG News Service

09/11/2009 às 11h38

Foto:

O processador Intel Atom, usado em netbooks, ajudou as fabricantes de microprocessadores a alcançarem número recorde de chips vendidos durante o terceiro trimestre, apesar do valor total do mercado cair, de acordo com a consultoria IDC.

O mercado de microprocessadores de computadores tem conseguido uma incrível recuperação desde o começo do ano, segundo a IDC.

A distribuição aumentou 23% do segundo para o terceiro trimestre, afirma a consultoria. As vendas cresceram 0,3%, ou 220 mil unidades, comparando com o mesmo período de 2008.

O processador de baixo custo Atom pode ter ajudado a aumentar as vendas, mas isso também significa que, em média, os fornecedores venderam o produto por preços menores. O preço médio por processador caiu 7% comparado ao segundo trimestre e 10% comparado a 2008, disse a IDC.

A participação da Intel no mercado subiu para 81,1%, (aumento de 2,2 pontos percentuais em relação ao trimestre passado), enquanto a AMD detém 18,7% do mercado (queda de 1,9 ponto percentual). A já pequena participação da Via Technology caiu de 0.6% para 0.5%.

A IDC diz que está mais otimista sobre o futuro, e agora espera mais de 300 milhões de processadores distribuídos em 2009. Esse número seria 1,5% superior a 2008. A projeção depende da continuidade do crescimento na China, que recebeu incentivos do governo durante o ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail