Home > Notícias

Vendas da Nokia crescem no Brasil; iPhone tem queda

Setor de celulares registrou 11,6 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre, com crescimento de 7%, segundo o Gartner

Redação do IDG Now!

27/11/2009 às 17h17

Foto:

As vendas de celular aumentaram 7% no Brasil no terceiro trimestre do ano, revela a companhia de análises de mercado Gartner. No total, as fabricantes venderam 11,6 milhões de unidades no período.

O mercado foi liderado pela Nokia, seguida pela LG Electronics, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e Research in Motion (RIM). A Apple aparece apenas em sétimo lugar, com queda no volume de vendas de iPhones do segundo para o terceiro trimestre.

A Nokia elevou sua participação no setor, com 32,9% no terceiro trimestre e crescimento de 3,3 pontos porcentuais em comparação com o primeiro trimestre de 2009. As vendas também aumentaram: 3,8 milhões de unidades, expansão de 11% em relação à comercialização de 3,4 milhões de unidades no trimestre anterior.

No caso da LG, as vendas somaram 2,9 milhões de unidades, aumento de 17% em relação aos 2,4 milhões de unidades do segundo trimestre. A participação da companhia no mercado cresceu 2,8 pontos porcentuais.  

Em terceiro
A Samsung também intensificou sua participação no mercado, com crescimento de 2,8 pontos porcentuais. A empresa registrou 2,4 milhões de unidades vendidas, um aumento de 20% em relação ao 1,9 milhões de unidades  comercalizadas no trimestre anterior.

Já a Motorola registrou queda nas vendas de 37% em relação ao primeiro trimestre. A participação da companhia também caiu: 5,3 pontos porcentuais em relação ao trimestre anterior.

Depois de uma queda no segundo trimestre, a Sony Ericsson voltou a crescer, com 755,8 milhões de unidades vendidas, o que representou aumento de 7% em relação ao período anterior. A participação continuou a mesma: 6,5%.

Com aumento de 0,4 ponto porcentual em sua participação, a RIM também cresceu nas vendas: 254 mil unidades, aumento de 24% em relação às 194 mil unidades vendidas no segundo trimestre.

Mais abaixo na lista, estão a Palm e a HTC. Ambas as empresas fecharam o terceiro trimestre com apenas 0,1% de participação no setor de smartphones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail