Home > Notícias

Venda de Mac supera a média do mercado de computadores

Segundo dados da IDC, o número de máquinas comercializadas pela Apple nos EUA no terceiro trimestre cresceu 7%. Já o Gartner fala em 12%

Computerworld/EUA

15/10/2009 às 11h24

Foto:

As vendas de Macs nos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2009 ficaram bem acima da média do mercado, segundo analistas dos institutos de pesquisa Gartner e IDC. Ambas as empresas apontam forte crescimento, mas divergem nos números: a primeira cita 7% e a segunda fala em 12%, ambas em relação ao mesmo período do ano passado.

O Gartner estima em 1,57 milhão o número de Macs vendidos nos Estados Unidos no terceiro trimestre, enquanto que a IDC fala em 1,64 milhão. Em ambos os casos, o crescimento supera o ritmo médio do setor de computadores nos EUA (o IDC fala em crescimento de 2,5%, enquanto o Gartner aponta 3,9%).

Em julho, a IDC calculou as vendas da Apple em 1,21 milhão de Macs nos Estados Unidos, para o segundo trimestre do ano, o que representaria uma queda de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Uma semana depois, porém, a Apple anunciou a venda de 1,64 milhão de máquinas, 2% acima do obtido no ano anterior, mesmo com a crise econômica. “Nós apontamos queda nas vendas da Apple, mas estávamos errados”, admite o vice-presente da IDC, Bob O’Donell. Mundialmente, as venda de Macs entre abril e julho cresceram 4%.

De acordo com os dados da IDC, a Apple deve ficar com 9,4% do mercado americano de computadores entre agosto e setembro, contra 7,6% do registrado no período anterior. No mercado americano de computadores, ambos os intitutos colocam a Apple em quarto lugar, atrás da Dell, HP e Acer.

A Apple não deve divulgar seu números oficiais antes do dia 19/10, quando promoverá um conferência com analistas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail