Home > Notícias

Vendas de netbooks devem ultrapassar as de notebooks

Apesar de não especificar uma data, Qualcomm acredita que ultraportáteis deverão tomar o lugar dos laptops “rapidamente”

PC World / EUA

07/04/2009 às 15h32

Foto:

O sucesso dos netbooks, notebooks pequenos e voltados para surfar na web e rodar aplicativos básicos é indiscutível. Só em 2008, foram vendidas mais de 10 milhões de unidades desses PCs ultraportáteis, segundo dados da IDC. Mas para Paul Jacobs, presidente da Qualcomm, essa febre não é passageira e deve tomar o lugar dos notebooks convencionais “rapidamente”.

Neste ano, as vendas de netbooks devem mais do que dobrar em relação a 2008 e chega a 21 milhões de unidades, de acordo com dados do Gartner. Um fato impressionante, se levarmos em consideração que as vendas de PCs vão cair no mundo inteiro em até 12%.

O preço com certeza impulsiona o sucesso dos netbooks, já que existem modelos custando apenas 300 dólares, nos EUA. Algumas operadoras norte-americanas, como a AT&T, vendem ultraportáteis por apenas 50 dólares, desde que os clientes assinem um plano de banda larga por dois anos.

Para a Qualcomm, essas são boas notícias - a empresa criou uma linha de processadores chamada Snapdragon, para netbooks e outros aparelhos portáteis, como celulares e smartphones. O objetivo é concorrer com a Intel e seu processador Atom, que hoje em dia equipa a vasta maioria dos mininotebooks à venda.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail