Home > Notícias

Vendas de smartphones devem ultrapassar as de PCs em 2011

No final de 2011, número de smartphones e de PCs comercializados deve chegar a 400 milhões de unidades anuais, aponta relatório da companhia de pesquisa RBC.

IDG News Service

25/08/2009 às 14h41

Foto:

As vendas de telefones com recursos sofisticados (chamados smartphones) vão superar as de computadores até o final de 2011, revelou um novo relatório da empresa de pesquisas RBC. Um analista da companhia, Mike Abramksky, estima que naquele ano as vendas dos dois produtos estarão em aproximadamente 400 milhões de unidades anuais.

Enquanto a venda total de celulares atingiu 286,1 milhões de unidades no segundo trimestre de 2009, uma queda de 6,1% em relação ao mesmo período de 2008 – antes da crise econômica mundial – a venda de smartphones ultrapassou 40 milhões de unidades, um crescimento de 27%, o que mostra um mercado em rápido crescimento.

“Vemos o iPhone como uma plataforma com duração de dez anos, com crescimento significativo e boa participação tanto no mercado doméstico quanto internacional, principalmente pelas inovações na experiência do usuário e no ecossistema que atrela a iTunes Store ao dispositivo”, informa o relatório da RBC.

A companhia é pessimista em relação à atual líder do mercado, a Nokia, mas positiva quando à fabricante do BlackBerry, a RIM, que obteve 18% de participação de mercado em 2008. “Acreditamos que a RIM continuará a aproveitar as vantagens de seu sistema de mensagens intuitivo e potente e a boa vida útil da bateria de seus dispositivos”, acrescenta a RBC.

O relatório ainda cita o grande interesse de novos fabricantes para este setor, como os planos da Acer em lançar seu terceiro smartphone em setembro e os da Dell, que já enviou seu primeiro celular inteligente para aprovação aos órgãos reguladores da China.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail