Home > Notícias

Vendas de tablets Surface RT são “modestas”, afirma Microsoft

Ballmer não revelou quaisquer números de vendas, mas diz que está otimista com o lançamento do Surface Pro no início do ano que vem

Daniel Ionescu, PC World/EUA

13/11/2012 às 15h00

Foto:

Apesar do grande marketing da Microsoft, as vendas do tablet Surface RT começaram "modestamente", disse o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, em uma entrevista recente. O tablet também está recebendo algumas queixas e menos interesse do que a empresa provavelmente gostaria.

Ballmer não revelou quaisquer números de vendas, mas diz que está otimista de que a demanda irá aumentar com o lançamento do Surface Pro no início do ano que vem. A MS começou a receber pré-encomendas para o tablet Surface RT em meados de outubro, e prontamente informou um atraso de envio de até três semanas para o modelo de 500 dólares. O aparelho começou a ser vendido em 26 de outubro para um canal de vendas limitado: a loja online da Microsoft ou suas 65 lojas em todo os EUA e Canadá - 34 das quais são lojas pop-up.

Alguns dos primeiros clientes do Surface RT se queixaram de que a capa touch para o tablet, vendida separadamente, está se  dividindo onde se conecta ao aparelho, enquanto o logotipo da Microsoft na parte de trás está começando a sair. Além disso, uma pesquisa da semana passada indica que 52% dos adultos não tinha ouvido falar do Windows 8, e 69% dos consumidores pesquisados tiveram pouco ou nenhum interesse na compra de um Surface.

Veja também: Recursos legais do Surface RT

Falando com o jornal francês Le Parisien neste fim de semana, o CEO da Microsoft admite que a venda do Surface RT começou "modesta", e que ele espera resultados iniciais mais fortes para o tablet Surface mais avançado, o Pro, que executará a versão completa do Windows 8. Embora o Surface RT e o Surface com o Windows 8 Pro sejam fisicamente semelhantes, alguns clientes podem estar esperando o lançamento do último.

O Surface RT vem pré-instalado com o Office 2013, disponível no modo desktop tradicional, junto a pacotes de aplicativos típicos do Windows, como o Paint. Mas você não será capaz de instalar apps - como o Adobe Photoshop ou o Firefox - no modo desktop no Windows RT além daqueles que já vêm com o sistema operacional. Você pode instalar apenas aplicações que usam a interface moderna do Windows 8, e  isso só é feito por meio da Windows Store.

Em comparação, o Surface com Windows 8 Pro, com processadores Intel, é mais grosso, mais pesado, tem uma tela de alta resolução e pode rodar aplicativos da Windows Store e apps do Windows 7 no modo desktop, tornando-se totalmente um computador híbrido/tablet. A Microsoft, porém, ainda não revelou uma data de lançamento e preço para o tablet, que é esperado para o próximo ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail