Home > Notícias

Vendas globais de PCs no primeiro tri caem menos que o previsto

Retração é de 7,1% - abaixo dos 8,2% esperados pela consultoria. Netbooks impulsionaram comercialização de 63,4 milhões de computadores no período

IDG News Service / EUA

16/04/2009 às 8h12

Foto:

As vendas de PCs caíram menos do que o esperado no primeiro trimestre do ano por conta do crescente interesse dos consumidores de netbooks, informa um relatório da consultoria IDC divulgado na quarta-feira (15/04).

O total de computadores vendidos em todo o mundo, incluindo desktops e notebooks, chegou a 63,4 milhões de unidades no primeiro trimestre do ano, uma retração de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A IDC previa uma queda anual de 8,2% para o setor.

A HP ultrapassou a Dell em PCs vendidos nos Estados Unidos, com um crescimento de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2008, e se manteve na liderança do mercado global. No mesmo período, a Dell registrou uma queda de 16% nas vendas para o mercado norte-americano - a maior queda entre os principais fornecedores do setor.

Alguns fabricantes conseguiram se recuperar no início do ano. HP, Acer e Toshiba apresentaram crescimento de 3%, 7% e 11,6%, respectivamente, em vendas globais de PCs. Já as vendas mundiais da Dell caíram quase 17% e as da Lenovo sofreram queda de 8%, em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O ranking mundial de fabricantes de PCs permanece inalterado em relação a 2008, com a HP em primeiro lugar, seguida por Dell, Acer, Lenovo e Toshiba.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail