Home > Notícias

Vendas mundiais de PCs crescem 22,7% no primeiro trimestre

Resultado divulgado por companhia de pesquisa aponta crescimento da Acer, que ocupa segunda lugar no mercado; HP ainda é lider.

Computerworld / EUA

04/06/2010 às 17h31

Foto:

Liderado por fortes vendas na Ásia, o mercado mundial de PCs cresceu 22,7% no primeiro trimestre, o maior crescimento em uma comparação ano-a-ano em qualquer trimestre já computado pela companhia de pesquisa iSuppli Corp. As remessas entregues nos três primeiros meses de 2010 totalizaram 81,5 milhões de unidades, acima das 66,5 milhões de unidades entregues no mesmo período do ano passado, segundo informações da iSuppli divulgadas na sexta-feira, 4/6.

“Os três primeiros meses de 2010 registraram o maior crescimento trimestral de entregas de PCs em uma base de ano-a-ano desde que a iSuppli começou a analisar  o mercado em 2003", informa Matthew Wilkins, analista-chefe da iSuppli. “Esse crescimento recorde é resultado das fortes vendas no primeiro trimestre de 2010, combinadas com as fracas condições durante o mesmo período do ano passado.”

O início de 2009 representou um dos períodos mais fracos na história do mercado de computadores, uma vez que a demanda de empresas e consumidores caiu em razão da crise econômica, explica Wilkins.

“Com a melhoria das condições econômicas, as vendas de computadores se recuperaram em 2010."

O relatório da iSuppli de hoje, 4/6, bate com a informação sobre vendas de computadores publicada no último mês de abril pela consultoria IDC.

A IDC informou que, no primeiro trimestre deste ano, os fabricantes de PC venderam 24,2% mais máquinas do que no mesmo período do último ano. A empresa notou, em abril, que os fortes resultados dos três primeiros meses são uma continuação do processo que começou no último trimestre de 2009.

Uma das companhias colhendo os frutos do sucesso deste primeiro trimestre é a Acer, que está em segundo lugar no mercado, logo atrás da gigante HP (Hewlett-Packard).

De acordo com a iSuppli, a Acer viu as suas remessas do primeiro trimestre de 2010 aumentarem em 47,1% em uma base ano-a-ano.

A empresa de pesquisa também notou que esse aumento deu a Acer uma fatia de 13,3% do mercado global, acima dos 11,1% registrados um ano antes.

Os fortes resultados da companhia baseada em Taiwan permitiram que ela fechasse sua participação no mercado apenas 6,3 pontos porcentuais, atrás da líder HP nos três primeiros meses deste ano, valor menor do que os 8,5% registrados no mesmo período em 2009.

“Apesar de a HP ter mantido sua posição como líder, a Acer está avançando a um ritmo impressionante”, afirma Wilkins. “A Acer continua a se beneficiar do seu foco em notebooks, que representam o segmento de crescimento mais rápido no mercado de computadores. Os notebooks representaram cerca de 80% das entregas da Acer no primeiro trimestre.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail