Home > Notícias

Vendas mundiais de PCs superam expectativa no segundo trimestre do ano

Consultoria IDC, que previa queda de 6,3%, observou vendas caírem apenas 3,1%, totalizando 66 milhões de PCs vendidos no mundo todo

IDG News Service

16/07/2009 às 8h43

Foto:

As vendas mundiais de computadores no segundo trimestre foram um pouco mais fortes que as previsões divulgadas pela consultoria IDC, impulsionadas por preços mais baixos e gasto um pouco maior dos consumidores com PCs.

O forte interesse por dispositivos portáteis, incluindo netbooks e notebooks, ajudou a mitigar os efeitos da recessão, embora na comparação com o primeiro trimestre do ano, as vendas tenham caído 3,1% - para 66 milhões de unidades vendidas. Inicialmente, a IDC projetou queda de 6,3%.

É o segundo trimestre consecutivo em que as vendas caem menos que o esperado. Essa queda é resultado principalmente de poucos gastos por parte das empresas, que restringiram compras de novos equipamentos. A empresa de análises iSuppli aponta o mesmo problema e ressalta que em 2009, pela primeira vez desde a bolha da internet em 2001, as vendas de PCs sofrerão queda.

A Hewlett-Packard (HP) foi a fabricante que mais vendeu PCs no mundo, um total de 13,1 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre deste ano, crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2008. No segundo lugar ficou a Dell, que vendeu 9,1 milhões de computadores, queda de 17,1% em um ano, deixando a fabricante com 13,7% de participação no mercado.

Na terceira posição ficou a Acer, cujas vendas cresceram 23,7% em um ano, garantindo 12,7% de fatia do mercado à fabricante. A Lenovo veio em seguida, com 2,9% de aumento nas vendas. O quinto lugar é da Toshiba, com vendas 10,6% maiores.

Nos Estados Unidos, o ranking foi liderado pela Dell, que ganhou da HP por pouco - 4,17 milhões de unidades vendidas pela líder contra 4,13 milhões pelo segundo lugar. Na quinta posição, nos EUA, está a Apple, cujas vendas sofreram queda de 12,4% em um ano, para 1,2 milhão de unidades - 7,6% do mercado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail