Home > Notícias

Vendedores do eBay tiram proveito dos problemas de sinal do iPhone 4

Cases para o celular somem das lojas e anúncios chegam a cobrar 100 dólares pelo acessório

Computerworld / EUA

05/07/2010 às 16h11

Foto:

Por causa do polêmica em relação à instabilidade de sinal  do iPhone 4 e a sugestão da Apple para que os usuários usem um case no aparelho para evitar o problema, o carregamento da empresa contendo os cases que prometem evitar problemas com o sinal atrasou, causando o aumento  do preço desses produtos no eBay.

Relatos de problemas com a intensidade de sinal para ligações e transmissão de dados começaram a surgir na mesma semana do lançamento do novo celular, e continuaram a ganhar impulso na semana passada, quando o site de tecnologia AnandTech (http://migre.me/UvpC) publicou o resultado de um teste que mostrou a perda total ou parcial de sinal, dependendo da maneira de como o usuário segura o iPhone 4.

A Apple, na mesma semana, reconheceu que, ao segurar o aparelho, o sinal poderia diminuir, dificultando a transmissão de dados ou a estabilidade das ligações. A sugestão da empresa foi adquirir um case (http://migre.me/Uvx5). “Evite segurar o aparelho no canto esquerdo inferior, tampando ambos os lados da listra preta na liga de metal ou simplesmente use um dos muitos cases disponíveis”, disse a Apple.

Essa sugestão pode ter resultado no atraso da entrega do que a Apple está chamando de “intensificadores de sinal” (ou “bumpers”), uma capa de borracha e plástico que se encaixa nos cantos do iPhone.

De acordo com a loja online da Apple nos Estados Unidos, o carregamento contendo os intensificadores na cor preta levam entre cinco e dez dias úteis a partir do momento do pedido. Os modelos em outras cores – a Apple também vende o acessório na cor branca, azul, verde, laranja e rosa – só devem chegar depois do dia 16/7.

Sendo assim, alguns vendedores aproveitaram o atraso para aumentar os preços no eBay, chegando a cobrar até 30 dólares mais caro do que a Apple estipulou. O site 9to5 mostrou uma oferta no eBay que cobrava 100 dólares pelo bumper  na cor branca, 30 dólares a mais do que o cobrado pela Apple (http://migre.me/Ux8o).

Ao pesquisar “iphone 4 apple bumper” no eBay, são obtidos mais de 80 resultados, com preços que variavam entre 40 e 100 dólares. Um case na cor preta chegou a ser arrematado por 52 dólares.

bumperbox.jpg

Oportunismo: vendedores cobram mais e citam problemas

A Case-mate, fabricante de cases para celulares e outros eletrônicos, afirmou que as vendas do acessório para o iPhone 4 foram muitos expressivas, mas não precisou se o aumento está diretamente ligado com os problemas da antena do ceular.

“O case vai ajudar? Sim. Ele é a melhor maneira para reduzir as perdas de sinal causadas ao segurar o iPhone 4” ,disse Spencer Webb, engenheiro e presidente da AntennaSys, empresa de design de antenas para dispositivos móveis. “Vai resolver todos os problemas? Não. Mas não imagino segurar um iPhone sem um case”, completa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail