Home > Notícias

Verificar e-mail com muita freqüência causa estresse, mostra estudo

Pesquisadores da Escócia classificam como ‘estressados’ usuários de e-mail que checam suas caixas de entrada a cada 15 minutos.

Redação do IDG Now!

29/08/2008 às 11h06

Foto:

Checar e-mail com muita freqüência causa estresse, segundo pesquisadores da Universidade de Glasgow e da Universidade do Oeste da Escócia.

A pesquisa dividiu os usuários de e-mail em três categorias: relaxado, impulsivo e estressado. Aproximadamente 64% dos entrevistados se encaixaram nas duas primeiras categorias, relaxado e impulsivo, afirmando que verificam o e-mail a cada uma hora.

Leia também:
> 22 dicas para não se tornar escravo do correio eletrônico
> Conheça a epópeio de um e-mail

O primeiro grupo, ‘relaxados’, não deixa o e-mail exercer qualquer pressão sobre suas vidas e tratam o correio eletrônico da forma em que deveriam tratar: “Eu vou buscá-lo e tratar dele no meu tempo, mas não vou deixá-lo me perturbar”, explicam os pesquisadores.

Os membros do segundo grupo, dos ‘impulsivos’, afirmavam que se sentiam movidos a checar o e-mail, mas diziam que podem lidar com isso, sem grandes problemas.

Já 35% dos entrevistados alegaram checar o e-mail a cada 15 minutos - mas testes revelaram que a freqüência é, na verdade, de cinco minutos - se encaixam na terceira categoria ‘estressados’.

O terceiro grupo reagiu negativamente à pressão de e-mail, disse Karen Renaud, docente da Universidade de Glasgow e uma das coordenadoras da pesquisa, acrescentando que essa pressão provoca estresse e estresse causa todos os tipos de problemas de saúde.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail