Home > Dicas

Verifique o status da bateria do seu MacBook

Após 300 ciclos de carga e recarga, a bateria do seu portátil da Apple pode começar a mostrar sinais de cansaço. Saiba como identificá-los.

Macworld/Canadá

02/03/2009 às 17h13

Foto:

Existem diversas maneiras de analisar as condições de uso da bateria do seu MacBook e descobrir a sua vida útil.

Na Visão de Sistema (encontrada na pasta Utilitários ou no menu Apple | Sobre este Mac | Mais informações), selecione Alimentação no painel Conteúdo para ver as informações sobre a bateria.

Se você está rodando o Leopard, no item Informações de Estado você verá a Contagem do ciclo e a Condição da bateria. Se estiver no Tiger, aparece apenas a Condição da bateria.

A Contagem do ciclo mostra como está a vida útil da sua bateria. De acordo com a Apple, “uma bateria mantida apropriadamente é feita para manter 80% da sua capacidade original após 300 ciclos de carga completa e descarga”. Então, se você está perto dos 300 ciclos, pode começar a entender a razão de a sua bateria durar tão pouco.

A entrada Condição deve sempre mostrar Bom como resultado. Se algo diferente de Bom aparecer, você tem um problema técnico e precisa trocar a bateria ou ativar sua garantia do notebook.

Uma alternativa é baixar o Battery Health Monitor, uma aplicativo gratuito da Sonora Graphics. O software mostra informações sobre a capacidade da bateria, carga atual, ciclos de recarga e voltagem em uma interface fácil de ler. O Coconut Battery, criado por Cristopher Sinai, também realiza essa tarefa - e é igualmente gratuito.

bateria-leopard-interna

Visão do sistema: informações consolidadas sobre a bateria do seu MacBook

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail