Home > Dicas

Verifique se um arquivo ou anexo de e-mail tem vírus sem gastar nada

Submeta o arquivo suspeito ao VirusTotal e aguardar pela resposta. Isso pode ser feito até por e-mail ou a partir de uma URL.

Erik Larkin, da PC World/EUA

23/02/2010 às 12h25

VirusTotal_uploader_150.jpg
Foto:

VirusTotal Uploader verifica downloads, anexos de e-mail e qualquer outro arquivo utilizando 40 diferentes ferramentas de varredura e checa se ele é seguro para seu computador. E submeter um documento ou arquivo suspeito é tão fácil quando clicar com o botão direito do mouse sobre ele. Para isso, é necessário baixar e instalar um utilitário gratuito que será responsável pelo envio do arquivo.

A nova interface da ferramenta pode, agora, fazer varreduras a partir de uma URL, o que significa que um arquivo suspeito nem precisa ter chegado fisicamente ao seu sistema para ser verificado.

Mesmo as melhores ferramentas antivírus ainda deixam escapar alguns arquivos maliciosos, por isso submeter qualquer arquivo suspeito a 40 diferentes ferramentas de análise é algo muito bem-vindo e é isso que o site VirtusTotal.com faz. Pode ser que o serviço aponte alguns falsos positivos, mas isso não desqualifica o serviço.

Leia também: 
>> Infecção pelo botnet Kneber indica uso de antivírus desatualizado
>> 13 formas de driblar coisas irritantes na internet
>> Dez tecnologias que precisam urgentemente de padronização
>> Como ficar livre de 11 ameaças que circulam na web

Para submeter um arquivo suspeito à avaliação do site, além do aplicativo indicado acima, você pode ir até a página do VirtusTotal.com e fazer o upload na mão (a interface do site está em português). Basta selecionar o arquivo e clicar no botão Enviar Arquivo. O arquivo não pode ter mais de 20 megabytes.

VirusTotal_tela

Se optar pelo aplicativo cliente, verá que existem algumas opções interessantes. Os novatos verão uma lista de todos os programas que atualmente estão sendo executados no PC. Caso deseje que o VirusTotal Uploader verifica qualquer um deles, basta selecioná-lo e clicar no botão Upload processes executable.

Uma opção útil e que só está disponível na versão cliente da ferramenta é a que permite submeter um arquivo à verificação do serviço sem que ele precise ser baixado antes. Basta digitar a URL ou clicar com o botão direito sobre o link e escolher a função Copy link location e colar no espaço correspondente e depois clicar no botão Get and upload.

VirusTotal_uploader

O VirtusTotal não é a solução definitiva para seus problemas com malware. Mas ele é um complemento importante e gratuito para reforçar suas linhas de defesa.

Por e-mail também
Uma terceira forma de usar o VirusTotal.com é enviar o arquivo suspeito por e-mail para o endereço scan@virustotal.com. A mensagem deve ter, no campo assunto, a palavra “SCAN” (sem as aspas) e o arquivo também não deve ter mais de 20 MB.

O site irá enviar uma mensagem de volta com os dados da análise. O tempo de resposta, segundo o VirusTotal.com pode variar dependendo do volume de carga a que o sistema estiver submetido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail