Home > Notícias

Versão beta do Silverlight 4 já pode ser baixada

Para surpresa dos desenvolvedores, beta da nova versão sai menos de quatro meses depois da liberação do Silverlight 3.

Nando Rodrigues, da PC World*

18/11/2009 às 18h12

Foto:

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (18/11) que o Silverlight 4 Beta já pode ser baixado pelos desenvolvedores. A liberação do beta da plataforma surpreendeu os desenvolvedores presentes à PDC09, uma vez que o beta chega apenas quatro meses depois da versão final do Silverlight 3. A conferência para os desenvolvedores termina nesta quinta-feira e acontece em Los Angeles (EUA).

Segundo o vice-presidente corporativo da plataforma .Net da Microsoft, Scott Guthrie, os desenvolvedores irão encontrar um vasto conjunto de funcionalidades para permitir a entrega de uma melhor experiência no desktop sem a necessidade de codificação adicional. O novo Silverlight inclui suporte completo ao Visual Studio 2010 – o que irá proporcionar acesso aos aplicativos do Microsoft Office e ao servidor SharePoint, além de melhorias em impressão e redes.

Leia também: 
>> Betas do Office 2010 e SharePoint 2010 já estão disponíveis

Na parte web, o Silverlight 4 oferece suporte nativo a webcam, microfone, suporte para entrega de conteúdo multimídia por multicast e um conjunto de mais de 60 controles para aplicações interativas.

“A plataforma Silverlight está presente em cerca de 45% dos dispositivos com interconectados à web e já é utilizada em serviços como o broadcast online da BBC para os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 de Vancouver [Canadá], pela Continental Airlines, eBay, SnapFlow e Bloomber”, disse Guthrie. Segundo ele, o novo Silverlight irá permitir um avanço significativo no desenvolvimento de aplicativos para o que a Microsoft vem chamando de “três telas” (three screens): PC, browser e dispositivos móveis.

* O jornalista viajou a convite da Microsoft Brasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail