Home > Notícias

Versão beta do sistema operacional Chrome para Mac está quase pronta

Segundo lista mantida pelo Google, faltam corrigir apenas oito bugs para a liberação; empresa havia prometido lançamento para o início de dezembro.

Computerworld (EUA)

30/11/2009 às 16h12

Foto:

O Google está perto de lançar a versão beta do navegador Chrome para Mac OS, sugere a lista de acompanhamento de bugs (falhas de software) da empresa. Apenas oito bugs emperram a liberação do Chrome para Mac, mostrou nesta segunda-feira (30/11) o banco de dados de rastreio de bugs do Google.

Dos oito, apenas dois são marcados como Prioridade 1. Ambos envolvem o fechamento do programa quando o navegador tenta apresentar conteúdo no formato Flash, da Adobe. Três semanas atrás, um gerente de produto da equipe do Chrome disse que o Google entregaria uma versão beta para Mac no início de dezembro.

Mas diversos recursos disponíveis para usuários de Windows não estarão presentes nesta versão para Mac. Como divulgado pelo site TechChrunch nesta segunda-feira, a lista de ausências inclui o Bookmark Manager, o App Mode e a Bookmark Synchronization.

Também não haverá suporte para extensões, um recurso que já está habilitado na versão para Windows, mas que ainda depende de o Google tornar pública sua galeria oficial de extensões. "Não haverá extensões para beta", disse pelo Tweeter Mike Pinkerton, um líder técnico para o Chrome do Mac, no domingo (29/11). "Mas teremos isso logo."

Além de trabalhar no Chrome para Mac, Pinkerton também trabalha no Camino, um navegador feito apenas para Mac e que usa o núcleo de renderização Gecko do Mozilla, que por sua vez serve, também, de fundação para o Firefox.

A julgar pela ampla lista de bugs que não serão resolvidos a tempo para esta versão beta - que é identificada como Milestone 4 - o Google só irá adicionar recursos como renderização PDF embutida, Gerenciador de Tarefas e uma interface para inspecionar e remover senhas gravadas na próxima revisão de código.

A versão Windows do Chrome saiu do estágio de beta em meados de setembro. Mas o Google ainda não produziu um beta nem para Mac, nem para Linux. Edições para desenvolvedores de Chrome para Mac e Linux foram liberadas em junho, mas o Google alertou os usuários casuais de que essas versões são potencialmente instáveis.

Em outubro, o Chrome respondeu por cerca de 3,6% do mercado de navegadores, de acordo com estatísticas da empresa de métricas na web NetApplications.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail